Típico de armazéns, pálete cai bem na decoração da casa
Estrado de madeira usado em lojas, feiras e supermercados é cada vez mais recorrente como base de móveis
Pálete é um estrado de madeira usado em estoques e centros de distribuição para transportar peças pesadas, como geladeiras, tijolos – enfim, qualquer coisa que possa ser movida por empilhadeiras ou paleteiras. A praticidade e a resistência dessas peças, no entanto, têm feito com que elas se tornem cada vez mais comuns em ambientes bem diferentes.
Os páletes vêm ganhando mais espaço na decoração, principalmente como base de móveis como mesa, sofá, cama ou banco. É possível encontrar páletes em supermercados ou feiras e comprá-los usados mesmo. Mas existem diversas lojas que vendem o produto novo ou usado, inclusive pela internet.
Se quiser, você mesmo pode fazer a decoração com essas peças. Eduardo Mendes, autor do blog Homens da Casa, fez um banco para seu closet usando um pálete como assento. Para os pés do banco, optou por usar blocos de concreto.
O primeiro passo é preparar os materiais que serão usados na montagem do banco. Lixe o pálete para remover a sujeira e deixá-lo lisinho.
Depois, aplique uma camada de verniz com um pincel. Nos pés do móvel, Mendes utilizou oito blocos de concreto do tipo 020, encontrados em lojas de material de construção. Para evitar que soltassem pó, aplicou três partes de cola branca diluídas em uma parte de água com pincel.
Depois de tudo seco, é só montar. Cada pé do banco foi feito com dois blocos de concreto.