PUBLICIDADE

Como plantar e cuidar de Flor de Maio

Aprenda a cultivar esta planta tropical que irá abrilhantar seu jardim

22 jun 2022 19h07
ver comentários
Publicidade
-
-
Foto: Nadezhda Nesterova/iStock/Getty Images / Casa.com

Quer saber como cultivar uma flor de maio? Nós estamos aqui para ajudar. Estas alegres plantas de domésticas são excelentes para iluminar a sua casa durante a estação mais fria. E com algumas dicas e truques simples, elas são fáceis de cuidar.

Quando se trata de decoração de interiores, trazer uma ou duas plantas é uma ótima maneira de melhorar o clima. E uma flor de maio é ideal se você quiser um toque mais contemporâneo.

-
-
Foto: PollyDot/Pixabay/Reprodução / Casa.com

"Tradicionalmente, essas plantas de baixa manutenção fornecem uma visão colorida de flores vermelhas, mas também vêm nas variedades rosa, branco, roxo e laranja", explica os especialistas em plantas de casa por trás do Baby Bio. Há uma para se adequar a cada esquema de decoração.

4 dicas simples sobre como cultivar flor de maio

-
-
Foto: Empereur Day/Wikimedia Commons / Casa.com

"Festivo, floral e cheio de cor - a flor de maio é sempre uma planta popular", diz o fundador da Beards & Daisies e especialista em plantas de casa, Jo Lambell.

"Embora ainda seja classificada como uma planta de fácil manutenção, não a trate da mesma maneira que faria com um cacto normal", acrescenta Jo. "É uma epífita e é nativa das florestas tropicais do sul do Brasil, onde crescem em galhos de árvores. Por isso, seu cuidado deve ser como o de uma planta tropical."

Reunimos os principais pontos sobre como cultivar uma flor de maio, para garantir que você obtenha os melhores resultados.

1. Solo adequado

-
-
Foto: Pxhere/Reprodução / Casa.com

Antes de tudo, você precisa garantir que sua flor de maio esteja no tipo ideal de solo. Isso é especialmente importante a ser considerado se você estiver aprendendo a replantar ou envasar a partir de mudas.

"Como qualquer outra suculenta ou cacto, certifique-se de que sua planta seja envasada em solo bem drenado", diz a equipe da Baby Bio. Mas também tenha em mente que as flores de maio preferem condições levemente ácidas. Usar um preparo específico para cactos pode ajudar a manter o equilíbrio certo e sua planta a florescerá.

"Use fertilizante a cada duas semanas, da primavera ao outono, e durante o inverno reduza a alimentação para uma vez por mês para incentivar a floração", acrescenta a equipe.

2. Iluminação

-
-
Foto: Maria Dattola/Photography Moment/Getty Images / Casa.com

Como acontece com qualquer planta doméstica bem-sucedida, você precisa ter certeza de ter as condições de luz certas.

"Muitos pais de plantas assumem que os cactos precisam de luz solar total, mas a flor de maio realmente se desenvolve melhor com luz solar brilhante, mas indireta", diz a equipe da Baby Bio.

Jo Lambell concorda: "Ela pode lidar com pouca luz, mas a luz indireta brilhante é a ideal para esta planta e também estimulará mais flores."

3. Umidade

-
-
Foto: Leonid Shtandel/Alamy Stock Photo/Reprodução / Casa.com

Essas plantas gostam de altos níveis de umidade. A equipe da Baby Bio sugere borrifar sua planta regularmente ou colocá-la em uma bandeja de pedrinhas úmidas. Isso é particularmente útil durante os meses de inverno, quando o ar nas casas pode ficar mais seco.

Melhor ainda, coloque-as em uma cozinha ou adicione-as à sua coleção de plantas de interior para banheiros. Ambas as áreas se beneficiam da alta umidade em comparação com outros cômodos da casa, diz a equipe.

Os especialistas da Essential Living também aconselham a "sempre evitar colocar seu cacto perto de uma lareira quente ou radiador que irá sugar a umidade do ar."

4. Gire o vaso regularmente

-
-
Foto: Johner Image/Getty Images / Casa.com

"Certifique-se de alternar sua planta regularmente", acrescenta a equipe da Baby Bio. Isso garantirá que todos os lados dela recebam uma quantidade semelhante de luz, o que ajuda a estabelecer um padrão de crescimento uniforme.

"E tente colocá-las em um vaso suspenso para estimular o crescimento completo e uniforme", acrescenta a equipe. Falando em plantas penduradas, por que não criar algumas belas exibições ao ar livre também?

Quais os problemas mais comuns?

-
-
Foto: Gabriel VanHelsing/Wikimedia Commons / Casa.com

Mesmo as melhores plantas de interior podem ter seu quinhão de problemas, mas a maioria é fácil de resolver. Em termos de flor de maio, fique atento ao seguinte, como diz Jo Lambell de Beards & Daisies:

  • A queda dos botões de flores pode ser atribuída a mudanças repentinas de temperatura, bem como ao excesso de água. Durante a estação de crescimento, é melhor manter uma temperatura de 18 a 20°C;
  • As caules murchos podem ocorrer quando a planta está muito quente ou devido à rega incorreta, seja muito ou pouco. Ajuste a luz e a quantidade de água com a qual você rega a planta, e ela deve se recuperar;
  • A descoloração acontece quando a planta é exposta a muita luz. Lembre-se, esses cactos são diferentes dos cactos do deserto e estão acostumados à luz parcial à medida que crescem naturalmente nas florestas tropicais.

Rega

-
-
Foto: Olga Anourina iStock-/Getty Images / Casa.com

O excesso de água é um dos maiores assassinos da flor de maio, pois pode levar a doenças como a podridão branca. "Elas só precisam ser regadas uma vez a cada duas semanas durante o verão e apenas uma vez por mês durante o inverno", diz a equipe da Baby Bio.

"Somente regue quando os 5 cm superiores do solo estiverem completamente secos, então use o dedo ou um lápis para testar seus níveis de umidade antes de cada rega. Se estiver seco, areje o solo para permitir uma distribuição uniforme."

-
-
Foto: I Love Flores/Reprodução / Casa.com

Tudo é questão de equilíbrio. Não deixe sua planta por muito tempo sem água ou ela murchará, como explica a Essential Living. Uma flor de maio não tolera solo completamente seco, ao contrário de um cacto do deserto.

Propagação

-
-
Foto: Avalon.red/Alamy Stock Photo/Reprodução / Casa.com

Aprender a tirar mudas de plantas é uma maneira fácil de obter novas plantinhas.

"A flor de maio é muito fácil de propagar", diz a equipe da Baby Bio. Normalmente, é melhor fazer mudas no início da primavera. Elas compartilham suas dicas sobre como fazer isso:

Usando uma faca limpa e afiada ou uma tesoura, basta fazer um corte em forma de Y da ponta de um caule, perto das seções inferiores da planta.

Deixe o final do corte secar por aproximadamente um dia para evitar a podridão do caule e, em seguida, plante-o em um composto bem drenado com cerca de 1 cm de profundidade. Coloque o seu bebê planta em luz solar brilhante, mas indireta e regue com moderação para evitar o apodrecimento. Normalmente, leva cerca de 12 semanas para enraizar.

*Via Gardening Etc

Casa.com
Publicidade
Publicidade