PUBLICIDADE

Cabana com telhado de duas águas tem décor escandinavo e lareira

A Casa Refúgio, projeto da GRIFF Arquitetura para a CASACOR PR, tem uma paleta de tons areia e beges e uma lareira revestida com porcelanato.

8 jun 2024 - 19h18
Compartilhar
Exibir comentários

Com uma estética que se remete à uma cabana, a Casa Refúgio chama a atenção na CASACOR Paraná. Assinada por Juliana Marques e Roberta Lanza, da GRIFF Arquitetura, o projeto foi inspira-se nos desenhos das casas dos imigrantes europeus, com telhado de duas águas, mas revisita essa memória de uma forma contemporânea, com decoração em estilo escandinavo e grandes lâminas de vidro que permitem a conexão com a natureza.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

"Este projeto transcende o temporário e celebra o perene, nos proporcionando uma apreciação pelas nossas memórias e pelas experiências cotidianas. O projeto da Casa Refúgio é um espaço para desconectar, desacelerar e se reconectar com a natureza", contam as profissionais.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

Nos materiais utilizados, as escolhas foram por aqueles que se remetem ao ancestral e despertam texturas: o barro, a palha, a madeira e a pedra são os protagonistas.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

A parte construtiva, contudo, é marcada pela tecnologia e sustentabilidade, já que trata-se de uma estrutura em steel frame, sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que formam o principal elemento estrutural e vedação feita por painéis. Esse sistema permite uma obra limpa e quase sem resíduos, que pode ser transportada facilmente após o final da mostra.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

Internamente o projeto apresenta o bem-estar essencial em toda casa. O living tem pé direito com seis metros e é todo revestido em madeira, trazendo imponência sem perder o conforto. Na paleta de cores, predominam os tons bege, cru, marrom, caramelo, pinhão (semente símbolo do Paraná), preto e verde.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

Toda a curadoria de obras de arte do espaço é da artista Fernanda Trombini Perez. Ela é responsável pelas fotos originais e fez uma instalação em tapeçaria de múltiplas peças especialmente para a Casa Refúgio. "Escolhemos a tapeçaria por ser em lã natural, que remete ao conforto do nosso lar. Remete, também, a nossa história, com o tear manual como faziam nossas avós", contam as arquitetas.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

Elas explicam que a instalação é composta por diversos triângulos em quadros separados, que representam indivíduos, moradores da casa. As formas apontam para lugares diferentes, simbolizando os diferentes momentos da vida. Destaque, também, para a lareira externa, desenhada pelo escritório e produzida especialmente para mostra pela LCZ. O living também conta com uma segunda lareira, revestida de porcelanato.

Sustentabilidade e inspiração na natureza

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

Antes mesmo do projeto, as arquitetas fizeram uma pesquisa sobre a natureza e riqueza ambiental do Paraná. E o ponto de partida foi São Luiz do Purunã, local que abriga a Escarpa Devoniana, muita vegetação e biodiversidade.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

"Trouxemos um projeto capaz de revelar a beleza de nossa origem e evidenciar a necessidade da consciência do legado que deixaremos para as futuras gerações", contam as profissionais. Para isso, elas desenharam a planta da casa para abraçar a árvore existente no terreno e a colocaram como foco do projeto. A valorização da Araucária nos fundos também foi determinante, e enfatizou ainda mais a natureza local.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

A construção em steel Frame, rápida, limpa e eficiente e o uso de materiais que poderão ser reaproveitados após a mostra reforçam o apreço pela sustentabilidade.

-
-
Foto: Bia Nauiack/Divulgação / Casa.com

"Também apostamos na madeira, com um lançamento da Todeschini, o couro e outros tecidos naturais. As portas são feitas em palha natural e as paredes revestidas em barro. O piso recebeu granito escovado em formato de bolachas orgânicas e o banheiro tem revestimento de mármore Branco Paraná", finalizam as profissionais.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade