Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brinco-de-princesa: a flor "it" do momento

Adicione o fúcsia a paleta de cores do seu jardim

7 jul 2022 - 19h14
Compartilhar
Exibir comentários
-
-
Foto: Crocus/Gardeningetc / Casa.com

A fantástica planta brinco-de-princesa ou fúcsia estava fora de moda até que seu tom de assinatura — rosa choque — se tornou um sucesso nas passarelas, adorado por fashionistas como Chiara Ferragni e celebridades como Jennifer Lopez, e até mesmo a esposa do primeiro-ministro do Reino Unido, que desceu do avião em uma recente viagem a Ruanda em um terninho fúcsia.

E agora voltamos os olhos novamente para esta planta perene super versátil e de baixa manutenção, que com um pouco de cuidado pode passar o inverno em quase qualquer clima.

Fuchsia 'Eruption'
Fuchsia 'Eruption'
Foto: Sarah Raven/Gardeningetc / Casa.com

Portanto, se você ainda não pensou em adicionar essas plantas impressionantes e coloridas ao seu jardim, talvez agora seja a hora.

Por que elas estão voltando?

-
-
Foto: Elias Rovielo/Flickr / Casa.com

Evie Lane, especialista em jardinagem da Primrose explica que a brinco-de-princesa está entre as cinco primeiras na liga de plantas de jardim mais vendidas de 2022, de acordo com o relatório "Blossoming Trends" da empresa de insumos de jardim — à frente de verbenas, rosas e clematites.

"Os tons de roxo estão se mostrando muito populares agora", diz ela. "E, obviamente, muitas variedades de fúcsia incorporam roxo. Talvez esta seja a influência da cor do ano da Pantone 2022, Very Peri. Então começamos a abraçar mais originalidade e criatividade em nossos jardins, adicionando um toque de roxo."

-
-
Foto: Sarah Raven/Gardeningetc / Casa.com

Se você quiser embarcar nessa tendência, o conselho mais importante é tomar nota da variedade fúcsia, diz a especialista em jardinagem Sarah Raven.

"Algumas variedades são resistentes, o que significa que vão sobreviver às geadas do inverno, outras são tenras, então devem ser cultivadas como anuais ou em vasos para que possam ser transportadas para dentro durante o inverno."

História colorida

-
-
Foto: L. Rodrigo/Flickr / Casa.com

As fúcsias foram descobertas por Charles Plumier (1646-1704), monge e botânico francês no sopé da "Hispaniola", hoje parte do Haiti e da República Dominicana, conta Charles Valin, técnico de plantas da empresa de sementes Thompson & Morgan.

Em 1703, Plumier publicou o nome de sua descoberta como Fuchsia triphylla, flore coccineo, em homenagem a Leonhard Fuchs, médico e botânico alemão.

Fuchsias passou a ser queridinha da era vitoriana.

Amante das sombras

-
-
Foto: Marjon Besteman/Pixabay/Reprodução / Casa.com

Sarah Raven diz que o fúcsia é uma ótima planta se você estiver procurando por soluções de jardins de sombra. "Às vezes é difícil ter a sensação de real exuberância e abundância na sombra. O fúcsia é um arbusto fantástico a ser considerado aqui, dando grande forma e massas de flores ricas e brilhantes desde o meio do verão até as primeiras geadas."

-
-
Foto: Thompson Morgan/Gardeningetc / Casa.com

Uma variedade que ama sombra e que Raven recomenda é a Fuschia "Whiteknights Pearl" para obter elegantes flores rosa peroladas brilhantes que se destacam no final do verão e no outono. Outra boa opção que ela sugere é a Fuschia magellanica "Hawkshead", com delicadas flores brancas de ponta verde, atingindo quase 1m de altura.

*Via Gardening Etc

Casa.com
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade