PUBLICIDADE

4 plantas que ajudam a refrescar a casa em dias quentes

Pedro Melo, CEO e fundador da Melo Flores, lista espécies de plantas e flores que ajudam a filtrar e melhorar a qualidade do ar de um determinado espaço

6 dez 2023 - 14h20
(atualizado em 12/1/2024 às 18h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Com as temperaturas cada vez mais altas e o verão se aproximando, manter a casa mais fresca e agradável é sempre uma tarefa difícil. Além de ventiladores, ar-condicionado e purificadores de ar, as plantas são ótimas opções para manter o ambiente mais arejado. Recentemente, um estudo da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS), na Austrália, descobriu que trazer o jardim para dentro de casa e cultivar as plantas certas pode ajudar a purificar o ar de vários poluentes tóxicos comuns.

"Algumas espécies são ideais para filtrar as impurezas e reduzir o calor do espaço, trazendo, com isso, mais saúde e bem-estar para os moradores. Além disso, as flores e plantas que possuem essa capacidade podem servir de decoração, tornando a casa ainda mais bonita e aconchegante", ressalta Pedro Melo, CEO da Melo Flores. Pensando, então, em auxiliar a todos que desejam manter o clima mais fresco em um ambiente durante as altas ondas de calor, o especialista listou quatro espécies de flores e plantas para cultivar em casa. Confira:

Gérbera

Arranjo de gérberas e alstroemérias
Arranjo de gérberas e alstroemérias
Foto: Luis Gomes/Casa.com.br / Casa.com

Além de linda, essa flor possui diversas opções de cores, adequando-se a diferentes ambientes e estilos de decoração. Essa espécie é capaz de remover tricloroetileno, que são encontrados em produtos para roupas, e também o benzeno, purificando o ar e, de bônus, ajudando no combate à insônia. "As gérberas precisam ficar em lugares arejados e ventilados e podem ser regadas de uma a duas vezes na semana", explica Pedro.

Samambaia

-
-
Foto: Carol Costa (Minhas Plantas)/Reprodução / Casa.com

A samambaia é uma das espécies mais antigas da Terra. A planta é conhecida por ser exuberante e capaz de deixar qualquer ambiente mais alegre e agradável. A espécie proporciona calma e relaxamento, umidifica o ambiente e age como um excelente filtro de ar, podendo remover mais de 1800 toxinas por hora, como formaldeído e xileno.

"Para os cuidados com a samambaia, o ideal é colocar a planta em um local com luz indireta. Essa espécie também gosta de umidade, então, é bom deixar o solo sempre úmido e não encharcado", reforça o especialista. Além disso, essa espécie é muito versátil, sendo capaz de fazer parte da decoração de qualquer ambiente.

Lírio-da-paz

-
-
Foto: Maria Eliz/Unsplash / Casa.com

Além de ser uma espécie de flor muito bonita, segundo Pedro, a planta é conhecida por trazer bons fluidos, possuindo grande capacidade de filtrar o ar e absorvendo diversos poluentes, até mesmo a fumaça de cigarro. "O lírio é ideal para quem mora na cidade grande, por ser ótimo em purificar o ar", comenta. A planta também ajuda a deixar a casa com um aspecto mais clássico e elegante. "Ela também não exige muitos cuidados, porém, é importante não deixá-la diretamente no sol, mas com uma luz natural, não exagerar nas regas e deixar o solo sempre úmido", pontua o CEO da Melo Flores.

Antúrio

-
-
Foto: Smart Garden Guides/Reprodução / Casa.com

O antúrio reforça a sensação de frescor e ajuda a melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. Com folhas brilhantes e coloridas - que podem ser encontradas nas folhas vermelhas e brancas, por exemplo -, essa espécie se adequa bem à decoração de um ambiente. "Para essa espécie, manter o solo sempre úmido, sem encharcar, é essencial. A rega pode ser feita três vezes na semana", finaliza o especialista.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade