Maquiadora das tops ensina a fazer bocão vermelho sem borrar
Coringa da maquiagem, batom vermelho vale para todas as idades e tons de pele
Capaz de levantar qualquer produção, o batom vermelho combina com mulheres de todas as idades, tonalidades de pele e transita entre vários estilos, garante Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil, que neste São Paulo Fashion Week assinará o make do desfile da R.Rosner, nesta sexta-feira (22). Ela, que já maquiou as tops Anja Rubik, Joan Smalls, Caroline Trentine e Isabeli Fontana, e celebridades como a apresentadora Sabrina Sato e o roqueiro Steven Tyler, lembra que alguns passos precisam ser seguidos para o make não borrar e o bocão vermelho não acabar em um look de "boca de palhaço".
"O batom vermelho foi abraçadado pelas brasileiras e hoje é um sinônimo de força, de poder. Batom vermelho é a minha vida. Eu gosto de maquiagem leve, mas sem a boca vermelha eu me sinto pelada", diz a make up artist, adepta do bocão vermelho há pelo menos três anos.
De acordo com a maquiadora, o batom vermelho continuará em tanto alta no verão de 2014 - tema desta edição do SPFW - quanto no próximo interno. Suas cores "parentes", como a família do laranja e o vinho, também são apostas seguras, garante Fabiana, que acabou de voltar da semana de moda de Paris, na França.
"Eu sou mãe, tenho dois filhos pequenos, e o que eu gosto do batom vermelho é que você põe e já está apresentável, já está com cara de maquiada", diz. Não à toa, um dos maiores sucessos de venda da M.A.C no mundo é o batom vermelho Ruby Woo, de efeito mate, queridinho das famosas.
Empolgada em adotar o vermelho no make do dia a dia? Então veja algumas dicas para não errar:
1) Não está acostumada a usar o batom vermelho? Então comece aos poucos: escolha um tom de vermelho que combina com sua pele e comece aplicando com a ponta do dedo anular nos lábios. Assim, a cor estará presente, mas de maneira mais suave.
2) Já gosta do bocão, mas sempre borra? Então opte por uma versão mais "sequinha" do batom. Os cosméticos de efeito mate não mais difíceis de "vazar" para fora da boca. "O batom mais sequinho é mais fácil de controlar. Ele para onde é aplicado. O cremoso exige mais técnica", diz a maquiadora.
3) Prefere um efeito mais cremoso, mas tem medo de errar? Uma dica é procurar um lápis de boca com a cor próxima ao batom e aplicar antes, mas não só ao redor dos lábios, mas na boca toda. "Dá até para usar o lápis no lugar do batom", ensina a maquiadora.
4) Outra dica para um bocão poderoso mas com efeito mais molhado é aplicar o batom vermelho com um pincel de cabeça mais arredondada e pequena. A técnica exige mais experiência, por isso não é recomendável para quem deixou para passar o batom no trânsito, por exemplo. "No banco do táxi, melhor ir de batom sequinho", aconselha.
SPFW Verão 2014
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 18 e 22 de março, os desfiles serão transmitidos direto da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW.
Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi, além de análises e galeria de fotos de todos os desfiles e tudo sobre backstages, bastidores e celebridades. O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro.