Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Descubra qual vestido valoriza seu formato de corpo

15 dez 2011 - 14h25
Compartilhar
Tatiana Sisti

A moda se renova sempre e mais opções de modelos de roupas chegam ao mercado. Mas, ao mesmo tempo em que as tendências favorecem o corpo, podem prejudicar as curvas da mulher.

As mulheres têm silhuetas bastante diferentes uma das outras e devem escolher o modelo certo para destacar seus pontos fortes. A consultora de moda Ana Paula Lima deu algumas dicas sobre qual vestido fica melhor nos diferentes formatos de corpo.

Tipo pêra ou triângulo

As mulheres com quadril largo devem tentar minimizar a região aumentando a largura dos ombros. Tente chamar a atenção para a parte de cima do corpo e deixar o visual equilibrado. "Os modelos de roupas que valorizam quem tem quadril largo podem ter parte superior da roupa clara, colorida ou estampada e parte de baixo escura. Elas podem usar colares e brincos que chamam a atenção para a parte superior do corpo, detalhes no ombro, modelos evasês, golas volumosas, detalhes e linhas horizontais que saiam do ombro", detalha Ana Paula.

Tipo Ampulheta

O tipo ampulheta é aquele em que a cintura é fina e os ombros e o quadril são da mesma largura. A tendência dessas mulheres é ter coxa volumosa e costas largas. "Esse é aquele biotipo em que quase tudo cai bem se a mulher for esbelta e de estatura mediana. Mas o objetivo é valorizar a cintura, minimizar a coxa e disfarçar o busto para não parecer muito volumoso", explica Ana Paula. Os modelos de roupas ideais são vestidos trespassados levemente acinturado, com linhas verticais, evasê ou levemente justo.

Tipo Retângulo

Neste corpo a cintura não é definida, as medidas do ombro e do quadril são praticamente as mesmas, os braços e pernas são finos em relação ao corpo e as curvas quase não aparecem. Segundo Ana Paula, o mais importante é criar a ilusão de uma cintura definida. "Looks inteiros da mesma cor valorizam o corpo, zípers e pespontos verticais, decote em V ou U, vestidos com cintura marcada com cintos ou faixas caem bem", conta.

Tipo triângulo invertido

A mulher com esse formato de corpo tem ombros largos, quadril estreito, muito busto e pernas finas. "O que elas devem fazer é balancear o volume entre os ombros e o quadril. Aposte em saia evasê rodada ou reta, modelos mais soltos no corpo, cores escuras na parte de cima, nada golas exageradas e vestidos acinturados por pences", detalha. Segundo Ana Paula, deve-se evitar decote canoa, frente única e tomara-que-caia.

Tipo oval

Esse tipo é daquelas mulheres de formas arredondadas com volume no quadril, cintura e busto e, geralmente, com barriga proeminente. "Essa mulher deve criar uma linha que alonga e chama a atenção para o rosto e ombro. Ela deve usar roupas como blusas e casacos abaixo do quadril com caimento reto, calças retas ou de boca levemente aberta tocando o peito do pé. Opte por roupas de cores escuras, principalmente na parte de baixo", detalha. Outra dica é escolher roupas do tamanho certo, nem muito largas nem muito justas, escolher decotes em V ou U, mangas 3/4, saia reta ou ligeiramente evasê.

Baixinhas

A dica da consultora de moda é usar roupas que alonguem o corpo como peças monocromática saias curtas e sapatos nude. "Elas devem evitar roupas que dividam o corpo como cintos largos, sandálias com tiras que sobem na perna, botas de cano muito longo, casacos 7/8 e jóias muito grandes. Elas podem sim usar saias longas desde que coloquem um salto bem alto", detalha.

Muito ou pouco busto

A mulher que tem muito busto deve tentar não chamar atenção para essa parte do corpo. Evite colares grandes, blusas com muitos detalhes, tecidos volumosos e decotes profundos. Já a mulher de pouco busto deve procurar peças que dão a impressão de volume nessa região. "Pode abusar de decotes profundos na frente ou nas costas, tecidos plissados e trabalhados na região do busto, babados e golas volumosas, lenços, colares e alças finas", detalha Ana Paula.

As mulheres que querem seguir a moda dos vestidos bicolores devem tomar alguns cuidados. Se as laterais forem de cor clara e o centro escuro esse vestido tende a deixá-la mais larga. "A dica é misturar dois tons escuros como o preto com vinho, por exemplo. Caso contrário, se o centro do vestido for de cor mais clara e as laterais escuras ele dará a impressão de afinar, o que é o ideal para quem não está com o shape cem por cento. Para os outros tipos de corpos ele está liberado sem restrições", conta Ana Paula.

As estampas também estão em alta nesta estação e combina com qualquer mulher. "Elas devem ficar atentas para qual parte do corpo e tamanho da estampa cai melhor, de acordo com seu biotipo. Uma mulher de quadril largo ou coxas grossas, por exemplo, deve evitar uma peça de estampa na parte de baixo", finaliza.

A moda se renova sempre e mais opções de modelos de roupas chegam ao mercado. Mas, ao mesmo tempo em que as tendências favorecem o corpo, podem prejudicar as curvas da mulher. As mulheres têm silhuetas bastante diferentes uma das outras e devem escolher o modelo certo para destacar seus pontos fortes. A consultora de moda Ana Paula Lima deu algumas dicas sobre qual vestido fica melhor nos diferentes formatos de corpo
A moda se renova sempre e mais opções de modelos de roupas chegam ao mercado. Mas, ao mesmo tempo em que as tendências favorecem o corpo, podem prejudicar as curvas da mulher. As mulheres têm silhuetas bastante diferentes uma das outras e devem escolher o modelo certo para destacar seus pontos fortes. A consultora de moda Ana Paula Lima deu algumas dicas sobre qual vestido fica melhor nos diferentes formatos de corpo
Foto: AgNews / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra