PUBLICIDADE
App traz meditação para melhorar o sono; conteúdos podem ser ouvidos com a tela bloqueada, sem que a luminosidade atrapalhe o descanso  Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

Aplicativo lança coleções de meditação para dormir; conheça opções

Com visual reformulado, o Atma conta agora com uma aba específica para sono e trouxe novas coleções para quem deseja relaxar e descansar

Imagem: Prostock-studio / Adobe Stock
Compartilhar
7 dez 2023 - 05h00
(atualizado em 24/1/2024 às 18h23)

A saúde está diretamente conectada à qualidade de vida, contudo nem sempre cada detalhe do bem-estar é devidamente priorizado, como dormir bem: hoje, mais da metade dos brasileiros convive com distúrbios do sono.

E se o autocuidado é uma ação essencial, porém difícil de realizar sozinho para várias pessoas, o aplicativo Atma se apresenta então como parceiro diário na jornada de quem não apenas quer, mas precisa cuidar melhor de si, até mesmo na hora de dormir. Totalmente repaginada, agora a interface moderna do aplicativo tem uma seção específica chamada “para dormir” que chega junto de duas novas coleções de meditação guiada chamadas “Para fechar bem o dia” e “Para dormir meditando”.

Wellness não é apenas tendência

Identificada como uma grande lacuna no cotidiano de alguns anos para cá, recentemente, mais pessoas têm se mostrado preocupadas com a própria saúde física e mental, enquanto negócios passaram a desenvolver gadgets e serviços capazes de oferecer conteúdo, monitoramento e dados sobre estresse, ansiedade e sono. Juntos, os termos dormir, sono e insônia geram mais de cem mil buscas mensais na internet, afinal, a qualidade do descanso é uma combinação de qualidade e tempo.

No mercado desde 2017, o aplicativo de meditação Atma, da Vivo, explora um tema que já se tornou comum na jornada das pessoas, a meditação e, há poucos dias, trouxe títulos especialmente desenvolvidos para uma noite relaxante, cuja meta é propiciar o pleno descanso. A novidade chegou junto de uma atualização completa do aplicativo, repaginado e com uma home que facilita acesso a diferentes objetivos.

Do autoconhecimento ao sono profundo 

Com mais de 3 milhões de downloads, o Atma está disponível para sistemas iOS e Android e traz uma interface amigável, recém-renovada, com acesso facilitado a conteúdos que vão desde a promoção do autoconhecimento até um sono melhor em seções denominadas: 

  • Momento do dia a dia 
  • Para o bem-estar 
  • Autoconhecimento 
  • Praticando o amor 

O serviço, que já contava com conteúdos direcionados ao descanso em formatos de meditação, música e som de fundo, aumenta o portfólio com novas criações narradas por Satyanatha, o monge brasileiro formado pelo monastério de Kauai, no Havaí. 

App traz meditação para melhorar o sono; conteúdos podem ser ouvidos com a tela bloqueada, sem que a luminosidade atrapalhe o descanso
App traz meditação para melhorar o sono; conteúdos podem ser ouvidos com a tela bloqueada, sem que a luminosidade atrapalhe o descanso
Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

Ansiedade, estresse e insônia são altos no Brasil 

Além do número alarmante de casos de Burnout – a Organização Mundial da Saúde classifica a condição como uma doença mental relacionada ao trabalho – o Brasil também já foi apontado pela entidade como um dos países mais ansiosos e estressados do planeta. 

  • Mulheres sofrem mais com burnout e têm sono pior
  • O Brasil foi líder em prevalência de transtornos da ansiedade em pesquisa de 2017 da OMS 
  • Quase 6% dos brasileiros sofrem de depressão, segundo a OMS 

Os impactos das noites ruins de sono 

Nem sempre é possível organizar e lidar com a rotina, sobretudo quando algum dos pilares do bem-estar não está devidamente assistido. As noites ruins de descanso afetam não apenas a produtividade, impactam capacidades e abalam o bem-estar: irritabilidade alta e alterações no humor, problemas cognitivos, dificuldade de memória e fadiga física e mental também são alguns dos principais sinais do sono ruim. 

Estresse e ansiedade são dois elementos capazes de atrapalhar o descanso, enquanto o primeiro pode gerar uma maior dificuldade pra relaxar, com o cortisol elevado e preocupações em alta, por exemplo, o estado ansioso pode provocar pensamentos em excesso e tornar a chegada do sono mais difícil. Frequentemente a meditação é adotada como solução para o relaxamento, ao desacelerar pensamentos e aumentar o foco, porém é importante lembrar que os problemas do sono são variados e é imprescindível buscar ajuda médica.

Mais de 70% dos brasileiros sobre com problemas do sono, e existem diversos deles, como:

  • Síndrome das pernas inquietas
  • Paralisia do sono
  • Excesso de sono durante o dia
  • Apneia do sono
  • Insônia

Navegando pelo app Atma 

Aba meditações

Cada área do app tem um objetivo, com as mais de mil meditações alocadas em diferentes coleções, incluindo as duas novidades do card chamado “Para dormir melhor”. 

  • Para fechar bem o dia: uma coleção que prepara o meditador para dormir. Os principais benefícios dos conteúdos são desacelerar a mente e o corpo para reduzir ansiedade e estresse, condições que atrapalham o descanso, e chegar ao sono profundo. 
  • Para dormir meditando: a opção é ideal para quem deseja dormir praticando. Sem utilizar nenhum apoio sonoro, como o sino tibetano, Satyanatha conduz os meditadores até uma boa noite de descanso, com máximo relaxamento.

App traz telas reformuladas que visam facilitar navegação e um consumo intuitivo de meditações
App traz telas reformuladas que visam facilitar navegação e um consumo intuitivo de meditações
Foto: Reprodução / Atma

Músicas e sons de fundo

No trânsito, antes de uma reunião ou para relaxar durante os momentos que antecedem uma prova importante, as opções de música e sons de fundo do Atma ajudam a potencializar o foco e melhorar condições com alto impacto na qualidade de vida

Como um parceiro do dia a dia, o Atma tem ainda seleções de meditações por semana e um tema novo a cada mês. Em seu perfil no Instagram (@atma.vc), o aplicativo trabalha posts sobre bem-estar e produz lives, além de conteúdos especiais com apoio de especialistas em diferentes setores da saúde.

Opções de assinatura do app Atma

Atma Freemium 

O plano grátis dá acesso a um número limitado de conteúdos do app. Baixe e experimente.

Atma Premium  

Nessa opção, acessível por meio dos planos pagos Mensal, Semestral e Anual com diferentes valores, assinantes têm acesso a todos os títulos do app: são meditações, músicas e sons de fundo. Assine no app, são 7 dias grátis para testar.

ATMA Seu app de meditação
PUBLICIDADE