Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
BLUMENAU

Oktoberfest, a festa da cerveja

Divulgação
A festa reúne mais de 700 mil pessoas.
Leia mais
  Introdução
  O que fazer na cidade
  Dicas de compras

Atrações:
  Arte e cultura
  Festas tradicionais

Serviço:
  Bares e casas noturnas
  Restaurantes
  Cinema
  Hotéis
  Programação na cidade
  Como chegar
  Mais informações

Fotos:
  Faça uma visita virtual
 
Em Blumenau acontece anualmente, sempre no mês de outubro, a Oktoberfest, segunda maior festa da cerveja do mundo. O evento se consagrou e faz de Blumenau o principal destino turístico da Santa Catarina durante o mês. A festa reúne mais de 700 mil pessoas que consomem 300 mil litros de chope.

versão consagrada da Oktoberfest de Munique (Alemanha), a festa surgiu no Brasil no ano de 1984 e um ano depois o festival do chope despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou a ser realizado, então, em dois pavilhões do parque da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb). Na terceira edição, o sucesso consolidou-se e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes "Sebastião Cruz" para abrigar os foliões vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste e também de países vizinhos, como Argentina e Uruguai.

A partir de 1987, a festa explode nacionalmente. Blumenau passa a abrigar brasileiros de diversos estados, atraídos pela beleza e cordialidade do Vale do Itajaí, pela alegria e pela cerveja. A Blumenau turística multiplica sua população de 244 mil pessoas em suas promoções de inverno e verão, contando com apoio de uma confortável rede hoteleira com capacidade para aproximadamente 4 mil leitos e uma bem montada estrutura de restaurantes, fast-foods, biergarten, todos com música ao vivo, especializados na gastronomia alemã.

Nos pavilhões da Proeb, a festa torna-se ainda mais animada. Diariamente acontece o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro, com premiação para os que conseguem "engolir" 600 ml de chope (o equivalente a uma garrafa de cerveja) em poucos segundos.

A festa também é conhecida pela qualidade dos serviços que oferece. A limpeza dentro dos pavilhões e também na cidade é um dos itens mais elogiados. A segurança igualmente chama a atenção dos turistas, que são resguardados no seu direito de brincar e se divertir com tranqüilidade.

Mas para quem não sabe, Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. É durante duas semanas de muita festa que os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural: amor à música, à dança e à gastronomia, preservando os costumes dos antepassados vindos da Alemanha, para formar colônias na região Sul do país tropical.

E foi a partir da Oktoberfest que outras festas surgiram em Santa Catarina, tendo a promoção de Blumenau como carro-chefe, fato que acabou por tornar o território catarinense no caminho preferido dos turistas durante os meses de setembro e outubro.

Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade