Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
NATAL

Festas tradicionais

Leia mais
  Introdução

Atrações:
  Arte e cultura
  Igrejas
  Festas tradicionais
  Parques e praças
  Palácios
  Praias
  Outros Passeios

Serviço:
  Hotéis
  Programação na cidade
  Como chegar
  Mais informações

Fotos:
  Faça uma visita virtual
 
Festa de Santos Reis
A Festa de Santos Reis acontece na primeira semana de cada ano, do dia 1 ao dia 6 de janeiro, no bairro de Santos Reis. É uma festa religiosa e, ao mesmo tempo, profana, coordenada pela Igreja e pelo Conselho Comunitário, e conta com o apoio da Prefeitura de Natal. Sua programação consta de missas, novenas, procissão, apresentação de grupos folclóricos, shows com bandas locais, além de barracas com bebidas e comidas típicas.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Comemorada na última semana de janeiro, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das tradições mantidas na praia da Redinha. Organizada pela Igreja, conta com a participação da comunidade dos pescadores e veranistas. Missas, novenas, procissões (a pé e de barco), concurso de embarcação e fotografia, apresentação de grupos folclóricos e shows compõem essa Festa que une o profano à religiosidade.

Carnaval
O Carnaval é uma das poucas festas que é comemorada em todo o mundo, embora aconteça em datas diferentes. No Brasil, é festejada em fevereiro ou março. Uma peculiaridade do Carnaval é que, além dos cinco dias tradicionais (de sábado à quarta-feira), há muitas festas prévias e pós-carnavalescas. Em Natal, a programação do Carnaval inclui as prévias: Baile das Kengas, Escolha de Rainha e Rei Momo e Ensaio Geral; e as festas que acontecem durante os cinco dias: Baile de Máscaras, Noite de Ouro, Desfile das Escolas de Samba, Tribos de Índios, Blocos, Bandas e Trios Elétricos. Todo o evento é coordenado pela SECTUR - Secretaria de Turismo do município.

Ciclo Junino - Festival de Quadrilhas de Natal
No período junino, vários festejos são realizados pelos bairros de Natal. Essas festas eram organizadas de forma isolada. Agora, com o apoio da Sectur e da Assessoria de Ações Comunitárias, elas foram inseridas em um Ciclo Junino que apresenta cerca de 400 arraiais e 100 quadrilhas tradicionais e estilizadas. Um Festival de Quadrilhas premia as melhores apresentações com troféus e dinheiro no final das comemorações.

Festival de Quadrilhas Matitas
Ainda na época das Festas de São João e São Pedro, acontece o Festival de Quadrilhas Matutas. O evento é realizado na segunda quinzena do mês de junho, no Shopping Via Direta, com apresentação de quadrilhas de todo o Estado. A Quadrilha escolhida como a melhor, entre todas, é premiada com a participação no Concurso Regional.

Festa de Nossa Senhora da Apresentação
Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira de Natal. Ela é festejada no dia 21 de novembro. A Festa começa com uma missa na Pedra do Rosário, segue em procissão pelas ruas do Centro da cidade, e chega ao seu final com outra missa, dessa vez rezada na Nova Catedral. A coordenação fica por conta da Arquidiocese de Natal, que recebe o apoio do governo municipal.

Carnatal
Um dos mais recentes eventos natalenses, mas que já se configura como tradição local e atrai milhares de pessoas, todos os anos, de todas as partes do Brasil e do mundo. Considerada como uma festa de carnaval fora de época, o Carnatal acontece sempre no mês de dezembro, no Largo do Machadão, e reúne várias bandas de Axé Music, frevo, pagode e de outros estilos, além de artistas locais, que se apresentam em trios elétricos e arrastam milhares de foliões reunidos em vários blocos.

Festejos Natalinos - Natal em Natal
O Natal em Natal acontece no mês de dezembro, nas praias do Meio e Ponta Negra e no Centro da cidade, realizando apresentações folclóricas, show pirotécnico e a tradicional Festa de Iemanjá.

Auto de Natal
Também em comemoração aos festejos natalinos, o Auto de Natal ocorre no Centro da cidade, sempre no dia 22 de dezembro. É um espetáculo de rua, onde há o encontro de todas as manifestações culturais da cidade, como: grupos folclóricos, quadrilhas juninas, escolas de samba e tribo de índios, grupos de dança etc.

Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade