Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ARGENTINA

Um passeio pelo centro e bairros turísticos

Leia mais
  Introdução
  Um passeio pelo centro e bairros
  Galeria Pacífico
  Cassino
  Museu de Arte Latino-americano
  Teatro Colón
  Museu Boca Juniors
  Hard Rock Cafe
  História de Buenos Aires
  Tango: a dança argentina
  Vida noturna de Buenos Aires
  Onde dormir em Buenos Aires
  Onde comer em Buenos Aires
  Serviço: mais informações
  Veja fotos de Buenos Aires
 
O centro de Buenos Aires é incrível. No meio da maior avenida do mundo, a 9 de Julho, localizada no coração da cidade, o visitante encontra a praça de Mayo, onde fica a pirâmide com o mesmo nome, obra que representa um dos maiores símbolos da cidade. A região é considerada pelos portenhos o centro da capital argentina, embora o referencial não esteja geograficamente correto.

É neste ponto que a cidade foi fundada, em 1580, e a partir dele que ela se expandiu. O local, portanto, é considerado um dos mais importantes da Argentina. Ao redor da Avenida 9 de Julho, com suas oito pistas em cada sentido, largas e imponentes, encontram-se bancos, bares, restaurantes e hotéis. É na região central onde as obras e patrimônios mais antigos da cidade estão localizadas.

Em frente à praça de Mayo encontra-se a Casa Rosada, sede do governo argentino, uma da inúmeras construções onde a arquitetura italiana está presente. O local é palco de acontecimentos políticos, sociais, esportivos e cinematográficos. Aos domingos, a Casa Rosada é aberta para visitas guiadas, sempre às 15h.

Constituem ainda a rota turística na região central o Museu da Casa de Governo, antigo Congresso Nacional, Igreja de São Domingo, Basílica de São Francisco, Museu da Cidade, Igreja de São Ignácio, Manzana de la Luces e Túneis (antigo centro cultural de Buenos Aires), Legislatura da Cidade, Cabildo, Palácio Municipal e a Catedral Metropolitana. É perto do centro e da praça de Mayo que está a Avenida de Mayo, onde fica o tradicional Cafe Tortoni. A região abriga ainda o Teatro Avenida, Plaza Lorena, Teatro El Liceo, Congresso Nacional, Confeitaria El Molino e diversos monumentos.

Corrientes, Tribunales, Colón e Obelisco - Dividindo a cidade em rotas para facilitar um passeio turístico, esta região, a mais movimentada de Buenos Aires, é uma boa opção para percorrer após uma visita ao centro. As ruas do Corrientes, Tribunales, Colón e Obelisco ficam repletas de gente durante todo o dia e até a madrugada, uma vez que algumas livrarias que estão na região ficam abertas até tarde. Além disso, a área conta com bares, cinemas, teatros, tribunais e outros diversos lugares para visitar.

Florida, Retiro e Recoleta - Estes bairros são mais comerciais e abrigam shoopings e lojas, além de pontos importantes como o Complejo Ferroviário e o Terminal de Ônibus. A Recoleta é o bairro mais nobre da cidade. São bares, prédios ao estilo francês e centro de compras, como o Pátio Bulrich - o shopping mais chique de Buenos Aires.

Palermo e Belgrano - Para um passeio mais tranqüilo, as regiões de Palermo e Belgrano são ótimas opções, principalmente para quem gosta de natureza. É em Palermo, por exemplo, que está localizado o exótico Jardim Japonês, o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico. No Belgrano, onde a área é quase toda arborizada, o clima é mais tranqüilo ainda. O passeio pode incluir visitas à Igreja da Inmaculada Concepción, os museus Sarmiento e Casa de Yrustia, e a Estátua da Liberdade, uma réplica da localizada em Nova York.

San Telmo e La Boca - Os bairros mais antigos da cidade revelam paisagens históricas. São casas dos séculos XVIII, XIX e XX, localizadas entre pontos turísticos como o Museu Histórico Nacional, Parque Lezama e uma feira de antigüidades, os três em San Telmo. No La Boca, bairro de periferia e berço da influência italiana, o futebol é o principal assunto. O bairro idolatra o time que viu crescer, o Boca Juniors, e dedicou um museu de alta tecnologia à paixão pelo time - o Museo de la Pasión Boquense. A região simples e orgulhosa é visitada por turistas de todo o mundo.

Rodrigo Jordão/Redação Terra
Terra viajou a convite da Secretaria de Turismo de Buenos Aires

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade