Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
GUATEMALA

Lago Atitlán

Terra Guatemala
A fauna exuberante é apenas um
dos atrativos das trilhas da Guatemala
Leia mais
  Introdução
  Tikal
  Cerro Cahuí
  Corredeiras
  Quetzaltenango
  Lago Atitlán
  Chichicastenango
 
Na região montanhosa de Sololá, no Altiplano Guatemalteco, se encontra o famoso lago de Atitlán, ao qual o escritor inglês Aldous Huxley chamou de "o mais belo do mundo". Com uma superfície de 130 quilômetros quadrados e situado em uma altitude de 1,562 metros, o lago tem a seu redor uma paisagem de três vulcões: o Atitlán, o San Pedro e o Tolimán, cujos cumes ultrapassam os 3 mil metros acima do nível do mar. As florestas de árvores coníferas são refúgio de espécies de plantas e animais em ameaçados de extinção.

De acordo com geólogos, o lago Atitlán é um dos acidentes geológico-vulcânicos mais interessantes do planeta. Nos últimos 15 milhões de anos, se formaram neste lugar três cadeias vulcânicas justapostas, sendo que a mais recente é de apenas 85 mil anos atrás. A formação desta última cadeia foi a origem de uma gigantesca erupção, que constituiu uma verdadeira hecatombe para a maior parte do atual território da Guatemala, e erradicou quase toda a vida animal e vegetal. Os impactos desta erupção foram sentidos até em lugares distantes, onde hoje é a Costa Rica e o estado mexicano de Oaxaca, e suas cinzas chegaram até a Flórida, nos Estados Unidos.

Sem dúvida, poucas regiões da Guatemala foram palco de tantos acontecimentos históricos como o Lago de Atitlán, tanto antes como depois da conquista espanhola. Esta riqueza histórica se encontra muito bem documentada em textos e crônicas, como o Memorial de Sololá, importante documento indígena sobre as migrações e fundações dos primeiros assentamentos no Altiplano Guatemalteco, principalmente ao redor do lago. Mutos dos lugares a que se refer o Memoriam ainda conservam os mesmos nomes atualmente. Tanto a Historia Verdadera de la Conquista de la Nueva España, do cronista espanhol Bernal Diaz del Castillo, como la Recordación Florida, de Francisco de Fuentes y Guzmán, recorrem em suas páginas a passagens da história desta região no momento da conquista.

No entanto, além da importância paisagística, geológica e histórica do lago de Atitlán, a região compõe um universo cultural magnífico. Seus habitantes, pertencentes a grupos maias kaqchiquel, tzutujil e q'iché, mantêm vivas suas culturas, cujas manifestações podem ser admiradas pelo visitante. A maior parte dos povoados ao redor do lago são de origem pré-hispânica, como Santiago Atitlán e seu antigo assentamento, Chuitinamit, mas a maioria dos locais têm traços da época colonial.

Artesanato: Os povos das margens do lago de Atitlán são famosos por sua habilidade artesanal. Como no resto das terras altas da Guatemala, em Atitlán se sobressaem os tecidos, tanto por seu colorido quanto pela variedade de estampas, que distinguem um povo de outro. Por exemplo, apenas seis quilômetros separam Santa Catarina de Palopó de San Antonio Palopó, mas o colorido dos tecidos varia do azul intenso ao vermelho escarlate.

A escultura em madeira de personagens em cenas de vida cotidiana, produzida por artesãos de Santiago Atitlán também se destaca, assim como a obra de seus pintores populares que deram fama internacional no mundo das artes plásticas à cidade, assim como a San Pedro la Laguna.

Mercados: As cores de cada povo do lago de Atitlán se mesclam todas as terças e sextas, quando é dia de mercado em Sololá. Nas ruas ao redor do parque se instalam os mercadores, que chegam para oferecer os produtos de suas cidades de origem: legumes, frutas, pescado, laços, cestos e diversos outros produtos artesanais. Os que chegam de aldeias e povoados remotos aproveitam sua estadia em Sololá para cuidar de assuntos admninistrativos ou ir à igreja, porque em toda a cidade se respira um ambiente de muita animação. Ao sul do lago de Atitlán, em Santiago e San Pedro la Laguna, existem diariamente feiras e mercados de muito colorido, que mostram a vocação comercial dos tzutujiles, famosos desde os tempos pré-hispânicos.

Redação Terra/Terra Guatemala

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade