Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
ÁUSTRIA

Conheça as atrações históricas de Viena

Para se locomover por Viena, deve-se ter em mente o Ringstrasse, um anel de tráfego que circunda o centro. A capital da Áustria tem atrativos de diversas vertentes e épocas. Há os simpáticos e coloridos edifícios de Hundertwasser, o intenso comércio da Mariahilfer Strasse, a Roda Gigante (cujas cabines parecem pequenas casinhas vermelhas), cercada por barraquinhas com quitutes, a Escola Espanhola de Equitação e os famosos cafés vienenses, para ficar nos exemplos mais significativos. Mas tudo isso torna-se acessório diante das atrações históricas.

Viena é a mais barroca das capitais européias, e neste estilo há mais de 300 construções. A Catedral de Santo Estêvão (iniciada no século 13) e o KunstHausWien são os melhores exemplos. Outras maravilhas, de estilos variados, são o Hotel Imperial, o Teatro Nacional a Ópera de Viena, o Palácio Imperial, o Parlamento e as construções gêmeas que abrigam o Museu de História Natural e o de Belas-Artes.

A Catedral de Santo Estêvão é o "eixo" da cidade foi a partir dela que Viena se desenvolveu. Sua construção reúne diversos estilos, do romântico do século 13 ao gótico do século 15. Para quem tem um bom preparo físico, vale subir os 345 degraus da torre e apreciar a vista da cidade.

FONTE BELA
Mas o prato principal de Viena, sede do governo desde 1156, é o Palácio Schönbrunn (que significa "fonte bela"), a 20 minutos do centro. "Casa de veraneio" dos Habsburgo (clã que dominou a Áustria por vários séculos), foi construído no início do século 18 a mando de Carlos VI, mas somente em 1740, quando a imperatriz Maria Teresa subiu ao trono, o local ganhou pompa real.

São 1.400 salas que, nos tempos imperiais, faziam frente a mais de cem cozinhas e eram cuidadas por quase quinhentos funcionários. Seu jardim de 14 hectares abriga o mais antigo zoológico particular da Europa, um museu de carruagens e diversos monumentos.

Nos tempos de Maria Teresa, a música - e seus grandes nomes - teve na corte um amplo espaço. E foi em Schönbrunn que o ainda infante Wolfgang Amadeus Mozart deu seu primeiro concerto oficial. No século 20, o palácio continuou a sediar importantes acontecimentos, como o encontro dos presidentes Kennedy e Kruschev.

SISSI
Mas Maria Teresa, em se tratando de fama (em todos os sentidos) sequer chegou aos pés de Elisabeth, princesa bávara que se casou com o imperador Francisco José I (1848 1916), responsável pela remodelação de Viena. Sissi, como ficou conhecida, era uma bela e vaidosa mulher de 1,75 m. Costumava usar espartilhos que lhe diminuíam a cintura para 52 cm e gastava (ela não, seus empregados) três horas diárias escovando os longos cabelos.

Adorada pelos camponeses, a quem dedicava muita atenção, era odiada pela mãe do imperador, que não via com bons olhos seu gosto pela eqüitação, ginástica e outras coisinhas mais, em detrimento da dedicação aos eventos sociais da corte. Sissi teve um final trágico: foi assassinada por um fanático italiano aos 61 anos.

Leia mais:
» Mais de mil anos de história e cultura
» Conheça as atrações históricas de Viena
» Mina de sal mais antiga do mundo é atração no interior
» Saiba pedir seu café
» País foi palco de atrocidades durante a guerra

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade