Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
ÁUSTRIA

Respire os bons ares musicais de Viena

Viena, banhada pelo Rio Danúbio, o mesmo que inspirou uma das mais executadas obras de Strauss em todo o mundo, é mesmo um lugar inesquecível. Os turistas que retornam da capital austríaca fazem relatos entusiasmados do lugar. E Viena realmente nasceu com uma enorme vocação para a arte. O ritmo das valsas de Strauss parece ecoar pelas ruas medievais e bosques. Viena tem charme e elegância, foi capital de um dos Impérios mais poderosos do Velho Mundo.

A cidade pode ser conhecida num passeio a pé, partindo do animado Stadpark - um centro que reúne música típica, comida e gente animada. Bem perto, vale parar para contemplar a bela Igreja de São Borromeu.

Uma vez no centro da capital, visite o edifício da Ópera que tem passeios guiados, e é um dos lugares mais badalados. A programação se estende por todo o ano. Os prédios da prefeitura e do parlamento também merecem ser vistos. Em seguida, conheça a Stephansdom (catedral de São Estevão), de 1359. É a obra em estilo gótico mais importante da Áustria, cuja torre tornou-se um símbolo da cidade. A Ruprechtskirche (Igreja de São Ruperto) tem uma peculiaridade: diariamente, quando o relógio marca 11 horas, há um desfile de bonecos representando os principais personagens da história do país.

Outro lugar interessante é o conjunto Belvedere, erguido em 1723 para o Príncipe Eugênio. Guarda uma preciosa coleção de arte, além de objetos raros. E o que não pode ficar fora do roteiro de viagem é o Palácio de Schönbrunn, residência de verão dos Habsburgos. A obra foi concluída em 1700, tem 1.441 quartos e salas, e 139 cozinhas.

Berço da Valsa - Viena foi berço de dois Johann Strauss, o pai e o filho. O "pai da valsa" nasceu em 1804. Strauss demonstrou o gosto pela música ainda criança. Iniciou a carreira musical tocando violino e viola, num quarteto liderado por Joseph Lanner. Em 1826, Strauss fundava a própria orquestra, época em que já assinava algumas composições. Seu talento lhe rendeu o cargo de regente oficial dos bailes da corte. Quando morreu, em 1849, seu filho já seguia o mesmo caminho da música.

Johann Strauus, o filho, conseguiu popularidade rapidamente. Fez temporadas em vários países, como Inglaterra, Alemanha, Polônia, França e Estados Unidos. Criou grandes obras, como as famosas Danúbio Azul, Vida de Artista e Valsa Imperial. Morreu em Viena, em 1899.

DICAS DE VIAGEM
  • Brasileiros não precisam de visto, apenas de um passaporte válido para seis meses.

  • Estudantes conseguem desconto nos programas culturais. Para isto, deve-se apresentar a Carteira de Identidade Internacional de Estudante (Internacional Student Identity Card -ISIC). Quem tem menos de 26 anos, também garante desconto em passagens de trem e avião.

  • O Escritório de Turismo de Viena fica na Kärntner Strasse, 38, na esquina da Philharmoniker Strasse e Kärntnerstrasse. funciona das 9 às 19 horas. No mesmo local, retire gratuitamente a revista Wien Monatsprogramm, que traz a agenda cultural mensal.
  • Leia mais:
    » Mais de mil anos de história e cultura
    » Conheça as atrações históricas de Viena
    » Mina de sal mais antiga do mundo é atração no interior
    » Saiba pedir seu café
    » País foi palco de atrocidades durante a guerra

    Agência Estado

    volta para notícias
     
    » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
    Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade