Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
ESPANHA

Barcelona entrelaçada por Gaudi

Guilherme Outsuka/AE
Obra de Gaudi: pedras
que compõem formas
orgânicas
O nome pode ser meio complicado, mas Eixample é o nome do talvez mais elegante bairro de Barcelona. Cortado pelo Passeig de Gràcia, avenida que ainda ostenta os requintados postes de ferro fundido e luminárias no estilo belle-époque, ali estão as lojas mais sofisticadas e requintadas da cidade. E também alguns dos prédios mais famosos: na esquina com a Carrer de Provença está a Casa Milá, mais conhecida por La Pedrera, a obra civil mais importante de Antoni Gaudi, arquiteto catalão conhecido por seus trabalhos delirantes. O prédio, tombado pelo Patrimônio Mundial da Unesco, ostenta sua fachada de pedra ondulada, balcões de ferro forjado, vestíbulos e pátios com pintura mural.

No último andar funciona um museu dedicado a Gaudi - e ali se pode apreciar as linhas exóticas e sinuosas que ele imprimia em suas obras. É possível chegar aos terraços, um conjunto de escadas e espaços planos, dominados por máscaras que lembram as cabeças da Ilha de Páscoa: na verdade, são inocentes chaminés que, na visão do arquiteto, se transformaram em elementos decorativos. Destes terraços se tem ainda uma visão do Eixample, um bairro urbanizado no século passado cuja principal característica são as superquadras internas.

Ainda no Passeig de Gràcia, bem perto do cruzamento com a Carrer D'Aragó, está outra obra de Gaudi, a Casa Battló, que atualmente está em processo de restauração. Vale destacar ainda a Casa Ametler, projetada por arquitetos contemporâneos e seguidores de Gaudi.

Mas é no Parc Güell que se revela toda a criatividade do arquiteto catalão. A praça suspensa por colunas tortas, delimitada por bancos sinuosos de cacos de azulejo dão um efeito visual de grande impacto, da mesma forma como surpreende o lagarto, também de cacos de azulejo, que recepciona o visitante logo na entrada. O parque recebe visitantes o ano inteiro, mas convém se informar sobre seus horários nos postos de turismo da cidade, já que fica um pouco afastado do roteiro turístico.

A Sagrada Família é a obra inacabada de Gaudi. Vários arquitetos tentaram terminar a igreja, que ele queria que fosse diferente de qualquer outra no mundo. E sempre dão origem a controvérsias. Gaudi morreu atropelado por um bonde em 1926 e não deixou os projetos acabados. Mas são impressionantes as quatro torres - é possível subir por elas, uma aventura que desafia pernas e senso de equilíbrio. Ali, na critpta. está enterrrado Antoni Gaudi.

VEJA TAMBÉM:
» Conheça a louca e grandiosa Barcelona
» Um passeio pelo Bairro Gótico
» Montjuic e Tibidabo, experimente
» Nos arredores da Catalunha
» Cozinha catalã prepara pratos de sabor único
» Saiba tudo sobre Barcelona
» Oriente-se em Barcelona

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade