Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
NOVA ZELÂNDIA

Um tour aos vinhedos

Paulo Liebert/AE
Ao ar livre na vinícula
Gibbston Valley, na região
de mesmo nome
A culinária da Nova Zelândia é fundamentalmente à base de carne de carneiro, cervo, frutos do mar e pratos vegetarianos, encontrados na maioria dos restaurantes. A população do país soma 3,8 milhões de habitantes, que convivem com um rebanho de 47 milhões de ovelhas, o que equivale a 12,3 ovelhas por pessoa. Temperos do litoral do Pacífico, influências européia e maori e ingredientes locais fazem o sucesso da gastronomia nacional.

Para começar, não deixe de experimentar a tradicional finger food, um menu de petiscos. Outra presença marcante são os queijos, que detém uma fatia de 30% no mercado mundial. Entre eles, diversos tipos de cheddar, além de gouda e parmesão.

Vinicultura - À mesa, como acompanhamento, não poderia faltar um bom vinho. Fatores favoráveis do solo, clima e vinicultura altamente especializada conferem aos vinhos neozelandeses posição de destaque no ranking dos melhores do mundo.

São seis regiões produtoras no país e mais de 200 vinícolas espalhadas pelas Ilhas do Norte e do Sul. "A marca registrada dos vinhos da Nova Zelândia é a qualidade," diz o chefe e sommelier Rodrigo Fonseca. As principais castas produzidas por lá são Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon. Para os amantes da gastronomia e dos vinhos: saibam que muitas vinícolas são abertas aos turistas, onde se pode até mesmo almoçar próximo das plantações.

Só em Central Otago (centro-sul da Ilha do Sul), há 11 vinícolas que podem ser visitadas. Há excursões que partem de Christchurch e Queenstown, com duração de 3 a 8 horas.

Culinária e degustação - A maioria dos estabelecimentos produtores fica próxima da estrada que liga Queenstown a Alexandra. Um dos principais é a Gibbston Valley (que situa-se no meio do caminho entre Queenstown e Cromwell), onde o visitante almoça ao lado dos vinhedos e visita a adega. No mesmo trecho de estrada encontram-se, ainda, Peregrine, Chard Farm e Olssen's of Bannockburn. É importante saber que na Nova Zelândia cada região produtora possui sua própria combinação especial de solo e clima e todas promovem festivais de vinho e culinária. O Vale do Waipara, a 40 minutos de carro de Christchurch, também concentra muitas vinícolas.

VEJA TAMBÉM:
» Dê um pulo na Nova Zelândia
» Queenstown é a capital da adrenalina
» Os maoris: primeiros habitantes têm tradição guerreira e artística
» Christchurch: cidade mais inglesa fora da Inglaterra
» Dunedin é um pedaço da Escócia
» Nosso Guia

Jornal da Tarde

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade