Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
PETRÓPOLIS

Hotéis e pousadas oferecem mais que conforto

Divulgação
A Pousada das Flores organiza
passeios de jipe e rafting
A região de Petrópolis reúne quase 70 pousadas e hotéis, o que permite ao turista escolher à vontade onde ficar - desde que disposto a pagar diárias um pouco salgadas. Situados em uma região que tem no conjunto arquitetônico um dos chamarizes de turistas, muitos dos estabelecimentos seguem o padrão glamouroso das construções da época do Império. Para completar, os hotéis e pousadas sabem explorar muito bem o clima romântico das montanhas.

Prova disso é o casarão de estilo normando - parecido com o empregado na arquitetura de Campos do Jordão (SP) -, construído em 1914, que há dez anos abriga a Pousada da Alcobaça, no distrito de Correias, a 12 quilômetros do centro de Petrópolis. Cada um de seus 11 apartamentos conta com uma decoração diferente, sempre com móveis antigos. Um lago com peixes e um grande jardim com trilha emolduram a paisagem da pousada.

Diversas atividades de lazer são oferecidas pelo Parador Santarém, no distrito de Itaipava, a 25 quilômetros do centro de Petrópolis. O hotel conta com cavalos para passeios, vacas leiteiras, lago artificial com patos e cisnes, horta, capela, bar na piscina, restaurante internacional e adega - ambos com lareira e piano -, heliponto e área para hospedagem de cães.

Diferenciais que resultam em muita comodidade e conforto. Também em Itaipava, a 21 quilômetros do centro de Petropólis, está a Pousada Capim Santo. Pertencente à Associação de Hotéis Roteiros de Charme, que reúne estabelecimentos que se esmeram na beleza e no conforto de suas instalações, a Capim Santo oferece sete apartamentos e 11 chalés decorados com mobiliário antigo. Há até uma trilha que leva a um mirante, de onde se avista um bosque e parte do distrito de Itaipava.

Mais charme - Também associada aos Roteiros de Charme, a Pousada Tankamana, no Vale do Cuiabá, a 37 quilômetros do centro de Petrópolis, é muito graciosa. São 13 chalés, construídos de pedra e madeira, que parecem criados especialmente para lua-de-mel ou para casais que buscam reaquecer a paixão.

Os dormitórios mais luxuosos têm camas king size, lareira, banheira de hidromassagem e varanda com rede. Parte do piso do restaurante é de vidro - olhando para o chão, vê-se as trutas mantidas em um pequeno lago artificial.

A Locanda Della Mimosa é outra pousada pertencente aos Roteiros de Charme.

Localizada no Vale Florido, a 15 quilômetros de Petrópolis, ela foi inspirada na cidade italiana de Florença - tanto no estilo da construção quanto na decoração. Os seis apartamentos possuem mobília clássica e são decorados com estampas floridas.

Mas é o restaurante da Locanda que merece uma visita mais cuidadosa e um paladar mais apurado. Sob responsabilidade do chef Danio Braga - fundador da Associação Brasileira de Sommeliers e do Prato da Boa Lembrança -, o lugar tem uma das cozinhas mais badaladas da região, com deliciosas entradas e massas no cardápio. Uma adega climatizada guarda cerca de 5 mil marcas diferentes de vinho.

Outra requintada pousada é o Solar Fazenda do Cedro, em Areal, a 30 quilômetros de Petrópolis. Pequena - tem cinco apartamentos e quatro chalés -, ela capricha em detalhes como roupas de cama com bordado inglês e travesseiros de pluma de ganso. Também oferece um centro hípico, uma ciclovia e um trenzinho para os passeios dos hóspedes pela fazenda.

Em Posse, distrito a meia hora de Petrópolis, encontra-se a Pousada das Flores. Em funcionamento há um ano e meio, a pousada caprichou na localização dos apartamentos e chalés - todos ficam em lugares bastante arborizados. Querendo, os hóspedes podem participar de passeios por sete trilhas, a bordo de jipe, e fazer um rafting de 21 quilômetros no Rio Paraibuna.

Sossego - Se o negócio for descansar longe de crianças e dos adolescentes, o lugar ideal é a Pousada dos Pirineus, em Araras, a 26 quilômetros de Petrópolis. Ali, só podem hospedar-se maiores de 16 anos.

Aventura garantida é na Pousada Cabanas Açu, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Correias. Além de tranqüilidade e de um pôr-do-sol maravilhoso, oferece caminhadas leves, trekking, curso básico de alpinismo, rafting, canyoning, rappel e salto de cabo aéreo.

E para quem não consegue se isolar da movimentação da cidade, a dica é o Hotel Riverside Park, a cinco quilômetros do centro de Petrópolis e a 13 das delícias gastronômicas de Itaipava.

VEJA TAMBÉM:
» Conheça o clima imperial da cidade de D. Pedro II
» Atrações contam um pouco da história do Brasil
» Festa do Colono Alemão e o Grande Prêmio Cinema Brasil agitam a cidade
» Veja onde hospedar-se na cidade imperial

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade