Veja oito paraísos naturais que podem desaparecer em breve

6. Monte Kilimanjaro

O monte Kilimanjaro é o ponto mais alto do continente africano. Localizado ao norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia, este antigo vulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espetáculo único.

O monte e as florestas circundantes possuem uma fauna rica, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção e constituem um parque nacional, tombado como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

O problema

O Kilimanjaro funciona como um oásis no meio do deserto. Sua altitude elevada possibilita a formação de gelo e o fornecimento de água para os arredores, mas este oásis está muito ameaçado pelo aquecimento global.

Segundo cientistas, da cobertura de gelo que havia em 1912, 85% desapareceu. Estimadas em cerca de 12 km² de extensão em 1900, as geleiras recobrem hoje somente 2 km², e neste ritmo irão desaparecer em 2020, segundo estudos.

O aquecimento geral da Terra não explica este fenômeno, que pode também ser causado por uma lenta retomada da atividade vulcânica, que se manifesta por pequenas fumaças.

Foto: Safari Addict/Divulgação
Foto: Safari Addict/Divulgação

Terra