Veja oito paraísos naturais que podem desaparecer em breve

Veja oito paraísos naturais que podem desaparecer em breve

1. Grande Barreira de Coral da Austrália

Com uma extensão de cerca de 2300 km, a Grande Barreira de Coral da Austrália é o maior recife de coral do mundo. Esta maravilha natural está localizada ao nordeste do estado australiano de Queensland e é composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral.

Essa formação de corais, além de linda, abriga um ecossistema complexo, onde vivem em torno de 1500 espécies de peixes, 360 espécies de coral e cerca de 8000 espécies de moluscos, além de outras variedades de espécies marinhas.

O problema

A Grande Barreira de Coral Australiana corre risco de extinção e o processo de degradação desta biodiversidade já começou. Os principais motivos da deterioração são a poluição marítima e o aquecimento global.

A barreira consiste no maior organismo vivo do planeta, mas o processo de aquecimento das águas, causado pelo fenômeno El Niño, está provocando o branqueamento dos corais, o que deixa os biólogos pessimistas. Esse processo de perda de pigmentos produz um número crescente de vítimas no recife, já que muitas espécies de animais dependem do equilíbrio do local para sobreviver.

Foto: Australian Tourism
Foto: Australian Tourism

Terra