Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  DIABETES
O que é a diabete?

Diabete
» Introdução
» O que é a diabete
» Diabete Tipo 1
» Diabete Tipo 2
» Sintomas
» Complicações
» Prevenção
Dicas:
» Bebida previne diabete?
» Óleo de peixe previne diabete
Notícias sobre diabete:
» Obesidade e diabete
» Riscos das novas drogas
» Terapia gênica
» Inflamação e diabete
» Esperança de cura
Um dos mais importantes processos metabólicos do organismo é a conversão de alimentos em glicose que, por sua vez, será transformada em energia e calor.

É possível retirar energia de qualquer tipo de alimento, mas as fontes mais importantes de energia são os carboidratos (açúcares, farinhas, cereais), que são convertidos pelo organismo mais rapidamente.

Para ajudar a penetração do suprimento de açúcar em cada célula do corpo, um órgão chamado pâncreas envia o hormônio Insulina para a corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio chegue aos receptores de insulina e transformem a glicose em energia.

Se uma pessoa produz insulina em quantidade insuficiente, a glicose, não podendo entrar na célula e ser consumida, acumula-se no sangue, causando a hiperglicemia, cujos sintomas são o excesso de urina (para eliminar a glicose) e a conseqüente perda de água. Além disso, o processo desestabiliza o metabolismo, fazendo com que a pessoa sinta ainda mais fome e, ao mesmo tempo, não consiga obter energia, tendo que tirá-la das gorduras e proteínas do próprio corpo. Sem tratamento, o resultado de todo esse processo é extremamente maléfico, podendo levar à morte.

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade