Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  SAÚDE E COMPORTAMENTO
Homens e mulheres reagem à fome do mesmo jeito?

Obesidade
» Descobertas
» Hormônios do apetite
» Por que engordamos?

Veja também:
» A gula por doces é hereditária?
» Homens e mulheres são iguais na fome?

Homens e mulheres podem encarar os alimentos de maneira distinta, mas não parece haver grandes diferenças na forma como o cérebro responde à fome e à sensação de saciedade, sugeriu um novo estudo. "O objetivo geral da nossa pesquisa era entender o motivo pelo qual as pessoas comem, o que elas comem, e por que alguns comem mais do que deveriam", disse Angelo Del Parigi, do Departamento de Nutrição e Diabete Clínica do Instituto Nacional de Diabete e Doenças Digestivas e Renais, em Phoenix (Arizona).

Del Parigi classificou o trabalho como "a primeira tentativa de descobrir se a razão pela qual homens e mulheres fazem algumas opções alimentares diferentes está relacionada ao funcionamento interno do cérebro". Para avaliar isso, a equipe do pesquisador mediu a atividade cerebral de 44 homens e mulheres saudáveis. Os voluntários fizeram um jejum de 36 horas antes do teste cerebral. A atividade do cérebro foi avaliada em dois momentos: quando o grupo estava com fome e após a ingestão de uma refeição líquida.

Na experiência, caracterizada pelo pesquisador como uma situação muito controlada, os padrões de atividade cerebral antes e depois da refeição foram, em grande parte, muito semelhantes em homens e mulheres. Quando sentiram fome, os homens tiveram tendência a apresentar mais atividade na área frontotemporal e na região paralímbica do cérebro, de acordo com artigo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition. As áreas que estiveram mais ativas em resposta à saciedade também variaram um pouco entre homens e mulheres.

Apesar dessas diferenças, o quadro de atividade cerebral relacionada à alimentação pareceu ser semelhante em ambos os sexos, explicou Del Parigi. "Em um nível muito básico, não parece haver grandes diferenças entre os gêneros na maneira como o cérebro humano reage à fome e à saciedade", disse o especialista. O estudo não é a palavra final sobre o assunto, enfatizou o pesquisador. "O comportamento alimentar do ser humano é muito mais complexo do que aquilo que pode ser representado em um experimento tão simples quanto o nosso," afirmou Del Parigi.

Reuters

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade