Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  AGENDA SAUDÁVEL
A saúde é seu principal compromisso

Agenda
» Introdução
» Sugestão de agenda
Veja também:
» Alongue-se
» Aproveite seu banho
» Exercício respitarório

A cada vez que nos informamos sobre hábitos saudáveis, ficamos com a sensação de que só é possível mantê-los se tivermos muito espaço livre na agenda. Afinal, não é todo mundo que tem tempo e paciência para malhar uma hora e meia por dia, tomar longos banhos de banheira com aromatizantes e sais de banho especiais, meditar, estudar, fazer terapia etc.

Mas isso também não é desculpa para descuidar da saúde. "Um pouco de dedicação e disciplina faz uma grande diferença para a saúde física e mental", explica a psicóloga Márcia Santos. Ela também explica que os cuidados com a saúde criam uma espécie de "círculo virtuoso" em relação à auto-estima: "A melhora da auto-estima incentiva as pessoas a se dedicarem mais à própria saúde, e a dedicação à saúde também incentiva a melhora da auto-estima. Por isso, sempre é a hora certa de começar."

Veja algumas dicas de como arrumar um tempinho para cumprir dietas, programas de exercícios e rotinas de cuidados:

  • Se você não tem paciência nem tempo para ralar saladas e espremer frutas para sucos, compre-os prontos, mas nunca deixe de consumi-los. "As mulheres costumam gastar fortunas em cosméticos e roupas. Mas, quando chega a hora de ir ao supermercado, resolvem economizar poucos reais comprando vegetais inteiros. Na verdade, é melhor comprá-los assim, mas, se elas não vão ter tempo de prepará-los depois, os vegetais acabam estragando na geladeira. Não é muito mais econômico comprar raladinho?", pergunta a nutricionista Luciana Costa.

  • A nutricionista dá outra dica: para quem precisa comer fora de casa todos os dias, é aconselhável escolher restaurantes de comida caseira, de preferência os que vendem comida a quilo, pois os preços são baixos e é possível montar pratos variados e saudáveis.

  • Quanto aos exercícios, o especialista em medicina do esporte, Robson Luiz de Bem, é taxativo: "Essa história de que não tem tempo para malhar é desculpa. Todo mundo pode dar uma caminhada depois do almoço, ou antes de sair para trabalhar". É claro que isso não faz milagre: ninguém vai ficar com as pernas musculosas em vinte minutos de caminhada, mas o coração agradece.

  • A dermatologista Adriana Awada dá outra dica preciosa: "um banho bem tomado é, sim, um tratamento de beleza completo, especialmente se for seguido de uma boa hidratação. A água, além de limpar a pele, elimina as células mortas e facilita sua renovação".

  • Por falar em hidratação, porque não deixar uma garrafinha de água sempre cheia perto de você, durante o trabalho, ou assistindo à televisão? Se você mantiver o organismo hidratado, estará facilitando a nutrição e a liberação de toxinas.

  • Por último, é preciso cuidar do seu sono. Prepare-se para dormir, invista em um bom colchão, mantenha seu quarto arrumado e arejado, e jamais durma com fome. E, se seu sono estiver ruim, procure um médico, pois a insônia é sinal de que algo não vai bem com sua saúde.

    Laura Cánepa/Redação Terra

  • volta
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade