Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ALIMENTAÇÃO
Polpa congelada de suco de laranja tem mais vitamina C

Benefícios da Vitamina C
» Prevenção contra doenças pulmonares
» Prevenção contra o câncer e problemas cardíacos
» Dica para consumir mais vitamina

Que o suco de laranja é uma das fontes mais acessíveis e saborosas de vitamina C, todo mundo sabe. Mas a ciência acaba de provar que não são todos os sucos naturais de laranja que apresentam a vitamina em quantidade suficiente.

Segundo uma nova pesquisa, o suco de laranja feito a partir de concentrados congelados pode ter níveis mais elevados de vitamina C ativa que os produtos prontos para beber. O motivo? "Após serem reconstituídos, os sucos congelados podem manter o poder de ação da vitamina por mais tempo, pois a vitamina C é destruída facilmente, e os produtos prontos para beber passam por mais processamento que os congelados", disse Carol S. Johnston, da Arizona State University East, em Mesa.

Johnston avaliarou amostras de várias marcas de suco de laranja vendidas tanto na forma de concentrados congelados quanto nas versões prontas para beber, que vêm em embalagens de papelão lacradas. Entre as amostras de produtos prontos para beber, os pesquisadores incluíram versões não-concentradas e pasteurizadas, e concentradas e não-pasteurizadas. O conteúdo de vitamina C que é prontamente absorvida pelo organismo diminuiu em todos os sucos com o passar do tempo.

Em média, a redução foi de 2% por dia, informaram os especialistas na edição de abril do Journal of the American Dietetic Association. Os pesquisadores observaram que, no mesmo período, as versões prontas para beber perderam uma quantidade muito maior de vitamina C utilizável que os concentrados congelados.

Eles informaram que o processo de pasteurização - que é aplicado em muitos sucos de laranja prontos para o consumo com o objetivo de eliminar bactérias - proporciona a essas versões uma condição inicial pior em função da destruição imediata da vitamina C pelo calor.

A degradação da vitamina C nesse processo é agravada por causa do tipo de recipiente usado, que é plástico e encerado, nas versões prontas para consumo - o que deixa o teor de vitamina muito mais vulnerável aos danos causados pela exposição ao ar do que os concentrados congelados. Os pesquisadores sugerem que, para maximizar a ingestão de vitamina C, os consumidores devem beber o suco feito com concentrado congelado na primeira semana após misturar com água.

Os cientistas lembraram ainda que, se as pessoas preferem a versão pronta para beber, elas devem comprar os sucos de três a quatro semanas antes do final do prazo de validade e consumir o produto na primeira semana após abrir a embalagem. "Detesto desestimular as pessoas a tomar suco de laranja, e realmente se obtém um pouco de vitamina C ao ingerir as versões prontas para consumo", disse Johnston. "Mas acho que, se as pessoas soubessem que o concentrado é um produto melhor, elas fariam um esforço para obter o produto".

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade