Vida e Saúde Boa Forma Alimentação Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Alimentação Saudável
  COLUNA
Carboidratos: nossa principal fonte de energia

Leia mais
» Carboidratos: fonte de energia
» Caminho do carboidrato no corpo
» Papel dos carboidratos
» Os monossacarídios e suas fontes
» Os dissacarídios e suas fontes
» Os polissacarídios e suas fontes
» Conheça a nutricionista

Os carboidratos, também chamados de glicídios, representam a principal fonte de energia para o corpo, gerando 4 calorias por grama.

Eles são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. De acordo com o número de moléculas, os carboidratos são classificados em: monossacarídios (com apenas uma molécula de açúcar simples), dissacarídios (com duas moléculas) e polissacarídios (com três ou mais).

As reservas de energia no organismo provenientes dos carboidratos são as primeiras a serem solicitadas e podem ser gastas durante o exercício físico - o que faz com que esses se tornem a principal necessidade alimentar dos atletas.

Para as pessoas ativas e aquelas que participam de um treinamento com exercícios, cerca de 60% da ingestão calórica diária (400 a 600g) deveriam ser fornecidos na forma de carboidratos, predominantemente da variedade complexa (dissacarídeos e polissacarídeos).

Entre 50 e 60% das calorias de uma dieta equilibrada deve ser proveniente dos carboidratos, pois estes são facilmente digeridos e mais disponíveis nos alimentos.

Alessandra Caviglia

» Confira outras colunas e respostas já publicadas

volta | mais artigos de Boa Forma
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade