Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primavera será marcada por ondas de calor ou temperaturas mais amenas? Veja previsão

Nova estação começa nesta segunda-feira, 22, no Hemisfério Sul, e termina em 21 de dezembro

19 set 2025 - 17h12
(atualizado em 22/9/2025 às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A primavera no Brasil terá uma aumento gradual das chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste do País, segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo Ok. A estação começa nesta segunda, 22, e termina no dia 21 de dezembro.

De acordo com a especialista, o período marca o retorno das instabilidades climáticas no interior do País e não estão descartadas eventuais ondas de calor. Neste ano, conforme Maria Clara, a estação deve ter a presença da La Niña, ou seja, as águas do Oceano Pacífico estarão mais resfriadas.

Na primeira metade de outubro, as pancadas de chuva serão mais frequentes na região Sul, e avançam pouco para o centro do Brasil. A partir da segunda quinzena, entretanto, começam a ocorrer especialmente na região costeira do Sudeste e de forma mais irregular no interior do continente.

"No fim, a chuva pode ficar entre a média e até levemente acima da média entre o Sudeste e o Centro-Oeste", estima Maria Clara.

A primavera, estação que marca o retorno das instabilidades para o interior do Brasil, terá aumento gradual das chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste do País.
A primavera, estação que marca o retorno das instabilidades para o interior do Brasil, terá aumento gradual das chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste do País.
Foto: Werther Santana/Estadão - 04/04/2025 / Estadão

Em novembro, a chuva se intensifica mais ao norte do Sudeste e pode até superar a média climatológica, especialmente entre Minas Gerais, Goiás, Tocantins e no interior do Nordeste, migrando novamente para a região de São Paulo e Mato Grosso do Sul em dezembro, pico do período chuvoso.

"As outras regiões devem apresentar pancadas isoladas e irregulares, que devem terminar a primavera com chuvas em torno da média", projeta a porta-voz da Tempo Ok.

Ondas de calor durante a estação

Com relação à temperatura, a primavera é conhecida pelos extremos de máximas, especialmente nos Estados do Centro-Oeste.

"Neste ano, com a expectativa de chuvas irregulares ao longo da estação, podemos esperar eventos de temperaturas elevadas, porém, não duradouros", estima Maria Clara.

No geral, a temperatura ficará entre a média e acima da média no Sul, no interior de São Paulo e de Minas Gerais, no Centro-Oeste, no Nordeste e na maior parte da região Norte.

Nos próximos meses, a umidade aumentará no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, evitando calor intenso nessas áreas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade