PUBLICIDADE

UE pede que COP28 seja 'início do fim' de combustíveis fósseis

Comissário diz que países do bloco querem assumir compromisso

6 dez 2023 - 13h13
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comissário da União Europeia para a Ação Climática, Wopke Hoekstra, afirmou nesta quarta-feira (6) que a Conferência Anual da ONU sobre o Clima (COP28) "deve marcar o início do fim dos combustíveis fósseis".

A declaração foi dada em coletiva de imprensa. Ele destacou que este é um ponto crucial para a UE, o que significa que todos os 27 Estados membros europeus desejam que isso faça parte do resultado negociado.

Até o momento, porém, os países participantes estão longe de um acordo para incluir o item na declaração final da Conferência.

Existem as possibilidades de mencionar uma eliminação gradual, uma aceleração de esforços pela eliminação gradual, ou mesmo não mencionar a eliminação.

A Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, afirma que não pretende aceitar nem mesmo um compromisso de redução gradual.

Esta edição da COP também tem um número recorde de lobistas de combustíveis fósseis, ao menos 2.456, segundo uma denúncia de uma coalizão de mais de 450 organizações ambientais. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade