Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Funeral dos combustíveis fósseis' toma conta das ruas de Belém durante COP30

Cúpula dos Povos realiza na manhã deste sábado, 15, a Marcha Global pelo Clima

16 nov 2025 - 09h34
(atualizado em 16/11/2025 às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Funeral dos combustíveis fósseis
Funeral dos combustíveis fósseis
Foto: Mariana Castaño

A Cúpula dos Povos realiza na manhã deste sábado, 15, a Marcha Global pelo Clima, em Belém (PA). A expectativa das organizações da sociedade civil é de que cerca de 30 mil pessoas compareçam ao ato. A Marcha Global teve início às 8h30, no Mercado de São Brás, na região central da capital paraense, e seguirá até a Aldeia Cabana, um complexo cultural localizado no bairro Pedreira.

A Marcha começou com diversos caixões representando uma espécie 'funeral' dos combustíveis fósseis, montados por ONGs internacionais e artistas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao longo da manifestação, outras performances artísticas devem ocorrer.

Nos últimos anos, a Conferência das Nações Unidas para o Clima ocorreu em países com sistemas políticos não democráticos; por isso, a Marcha Global promovida durante a COP30 marca um dia significativo para os manifestantes, já que nas últimas três COPs não houve oportunidade para realizá-la.

O primeiro sábado da COP já é tradicionalmente conhecido por ser um dia reservado para manifestações organizadas por movimentos sociais, ONGs e organizações da sociedade civil. A Marcha, no entanto, não integra a agenda oficial da ONU, nem da própria conferência. 

Caixões foram levados para o funeral dos combustíveis fósseis
Caixões foram levados para o funeral dos combustíveis fósseis
Foto: Adrielle Farias/Terra

Neste ano, o tema escolhido é 'Lutar e Resistir contra os Predadores da Vida Disfarçados de Progresso', em referência às consequências das mudanças climáticas e aos desastres ambientais. Uma carta da Cúpula dos Povos deverá ser lançada ao final da marcha com uma série de reivindicações, entre elas, a demarcação dos territórios tradicionais, financiamento para transição justa e ações efetivas de adaptação climática.

*Essa reportagem foi produzida como parte da Climate Change Media Partnership 2025, uma bolsa de jornalismo organizada pela Earth Journalism Network, da Internews, e pelo Stanley Center for Peace and Security.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade