Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Zaynara, artista paraense  Foto: Sony Music Brasil

Artista paraense em ascensão, Zaynara comemora COP30 em Belém: 'Escolha bem feita'

Precursora do beat melody, jovem cantora tem ganhado destaque no cenário musical nacional

Imagem: Sony Music Brasil
  • Adrielle Farias Adrielle Farias
Compartilhar
26 out 2025 - 04h59
(atualizado em 7/11/2025 às 10h50)

As raízes paraenses de Zaynara levaram a jovem de 24 anos a ganhar destaque no cenário nacional no último ano. Nascida em Cametá (PA), um município com cerca de 140 mil habitantes, a cantora é considerada precursora do beat melody, um ritmo que une a música brega com calypso e batidas eletrônicas. 

Zaynara destaca amor pelos rios em seu novo álbum
Zaynara destaca amor pelos rios em seu novo álbum
Foto: Reprodução/zaynaraa/Instagram
  • Esta reportagem integra a série de reportagem Filhas do Pará, que conta a história de grandes artistas paraenses (Gaby Amarantos e Zaynara), que exaltam a força da região. 

A carreira de Zaynara tem a bênção das conterrâneas Joelma, Gaby Amarantos e Dona Onete, com as quais dividiu o palco no festival The Town 2025, em São Paulo, e durante o Amazonia Live, em Belém (PA), que também contou com a participação especial de Mariah Carey. Com apenas dois anos de carreira, a jovem conquistou três prêmios nacionais em 2024, incluindo o de Artista Revelação do Ano, do Multishow.

"Esse momento está sendo incrível. Para mim é muito especial ser uma dessas vozes que ecoam a nossa cultura, a nossa Amazônia, a nossa música feita no Norte. De fato, a gente tem muitos artistas incríveis lá, e eu fico muito feliz de ser uma dessas representantes. Acho que toda vez que eu subo num palco, eu trago comigo vários artistas que trabalham muito, que fomentam toda a nossa potência", afirmou ao Terra.

Questionada sobre o que achou da escolha de Belém para sediar a Conferência das Partes (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, Zaynara contou que foi uma escolha acertada. 

"Achei incrível. É um momento muito bom e muito importante para a gente colocar essas pautas em discussão em um lugar que é, de fato, protagonista. Acho que foi uma escolha muito bem feita e que tem tudo para dar certo, para repercutir muito bem e para trazer melhorias para o mundo inteiro" --Zaynara

A apresentação de Zaynara no Amazonia Live, em setembro, fez parte de uma contagem regressiva para a COP30. Com a região amazônica ganhando destaque por conta do encontro, a jovem cantora é uma das artistas que tem se tornado referência como representante do Pará. E ela faz questão sempre de exaltar o orgulho que sente de suas raízes e sua cultura. 

Talento herdado

Zaynara ao lado de Joelma, Dona Onete e Gaby Amarantos
Zaynara ao lado de Joelma, Dona Onete e Gaby Amarantos
Foto: Reprodução/zaynaraa/Instagram

Apesar do pouco tempo de carreira, a veia musical é de família. Desde os primeiros meses de vida, Zaynara teve contato com familiares que também eram músicos, tais como seu pai, Zenildo, baterista de uma banda local.

Sua mãe, Cristiane, revelou em entrevista à Rede Globo que a cantora Joelma sempre foi a maior inspiração da filha. "Ela calçava botas e saía para a rua pra mostrar. Gravar com a Joelma era o sonho da vida dela, ela sempre se vestiu igual e dançava igual ela. Parece um sonho o que estamos vivendo, a ficha ainda não caiu", disse em fevereiro deste ano.

Joelma chegou a gravar um vídeo em homenagem à jovem artista: "Zaynara tem um coração enorme e muito amor pelo que ela faz. Ela é mais uma representante do nosso Estado que vem para somar muito". 

Os primeiros ensaios musicais de Zaynara começaram em uma sala de casa com instrumentos musicais. Quando adolescente, ela cantava na igreja e sempre foi bastante incentivada pelos pais a seguir carreira na música. "Tenho muito orgulho de ser de onde eu sou. Eu fico muito feliz que o Cametá é uma região que tem muitos músicos bons e muitas raízes", afirmou.

Dona Maria de Nazaré, avó da artista, rememorou os primeiros passos da neta no mundo artístico. "Ela sempre, sempre gostou de cantar. Na igreja, na escola. Ela sempre ia e se dedicava muito. Todo ano ela dançava quadrilha", revelou.

'Amor Perene'

Zaynara é natural de Cametá, no interior do Pará
Zaynara é natural de Cametá, no interior do Pará
Foto: Reprodução/zaynaraa/Instagram

Em 2022, a artista lançou seu disco de estreia É Beat Melody, que alavancou sua carreira no mercado musical nacional e fez com que ela ganhasse visibilidade entre grandes produtores da cena, especialmente com as canções "Aquele Alguém", em parceria com Joelma, e "Quem Manda em Mim", com Pabllo Vittar.

Já o seu segundo álbum de estúdio, Amor Perene, foi lançado pela Sony Music em 9 de outubro deste ano. O disco conta com produção de Márcio Arantes (um dos responsáveis pelo álbum Funk Generation, de Anitta) e traz parcerias musicais com Tierry, Marina Sena e com a cantora pernambucana Raphael Santos. 

"Meu segundo álbum de estúdio foi lançado pela Sony Music e estou muito feliz. É um álbum muito especial, onde tem mais de mim agora como compositora e por trás do desenvolvimento de arte. Foi muito legal porque gravei com artistas que eu admiro muito", contou ao Terra.

Para o novo disco Amor Perene, a ideia é construir uma turnê sobre as águas, assim como a premissa do disco. O amor pelos rios é algo bastante destacado pela cantora em entrevistas. O álbum conta com dez faixas e mantém a essência do beat melody sempre lembrado pela artista, mesclando também com tecnobrega. 

* Essa reportagem foi produzida como parte da Climate Change Media Partnership 2025, uma bolsa de jornalismo organizada pela Earth Journalism Network, da Internews, e pelo Stanley Center for Peace and Security.

Fonte: Portal Terra
TAGS
PUBLICIDADE