PUBLICIDADE

Onde ver os filmes de Paulo José no streaming

Globoplay é a plataforma que concentra mais clássicos do ator que morreu nesta quarta, como "O Padre e a Moça, "Macunaíma" e "Benjamim"

12 ago 2021 17h22
| atualizado às 17h22
ver comentários
Publicidade

O mundo das artes sofreu um baque duplo esta semana. Na última quarta, morreu Paulo José, o maior ator do cinema brasileiro dos últimos 50 anos, vítima de pneumonia. E nesta quinta, Tarcísio Meira, o maior galã da TV brasileira, morreu por complicações da Covid-19. Eles tinham 84 e 85 anos.

Paulo José em cena do filme "O Palhaço" (2011)
Paulo José em cena do filme "O Palhaço" (2011)
Foto: Divulgação

Paulo José foi o maior expoente de um cinema moderno brasileiro feito a partir dos anos 60. Estreou em "O Padre e a Moça" (1966), de Joaquim Pedro de Andrade, nome forte do Cinema Novo, e com o diretor ainda faria um dos maiores clássicos brasileiros, "Macunaíma" (1969), baseado na obra de Mário de Andrade. Outra grande parceria, que remeteria à liberdade dos primeiros filmes da Nouvelle Vague francesa, foi com Domingos de Oliveira, com quem estrelou "Todas as Mulheres do Mundo" (1966) e "Edu Coração de Ouro" (1967). Neles, fazia o tipo urbano carioca, mulherengo, disposto a aproveitar a vida ao máximo. Nos anos 60 e 70, Paulo trabalhou com quase todos os maiores cineastas em atividade, dos mais ao menos conhecidos: Hector Babenco, Leon Hirszman, Maurice Capovilla, Luiz Sérgio Person, Maurício Gomes Leite, Cacá Diegues.

Nas últimas décadas, Paulo ainda ganhou alguns grandes personagens da literatura, como o Policarpo Quaresma no filme de Paulo Thiago (1998) e o Benjamin de Chico Buarque no longa de Monique Gardenberg (2004). Um de seus últimos grandes trabalhos foi em "O Palhaço" (2011), de Selton Mello.

Na TV, ele vai ser sempre lembrado por alguns grandes personagens como o Shazan da série "Shazan, Xerife e Cia." (1972), ao lado de Flávio Migliaccio; e o alcoólatra Orestes da novela "Por Amor" (1997).

Veja onde encontrar seus filmes e novelas no streaming:

Globoplay:

Filmes "Macunaína", "Todas as Mulheres do Mundo", "O Padre e a Moça", "Benjamin", "Saneamento Básico - O Filme", "Eles Não Usam Black Tie", "O Homem que Copiava"; Minissérie "Incidente em Antares"; Novelas "Por Amor", "Tieta", "Explode Coração", entre outras

Canal Brasil Play (ou Globoplay + Canais): Filme "O Palhaço"

Belas à la Carte: Filmes "O Rei da Noite", "Policarpo Quaresma"

Reserva Imovision: "O Rei da Noite", Meu País

Amazon Prime Video: "Benjamin"

Looke: "Cassy Jones - O Magnífico Sedutor", "Todos os Paulos do Mundo", "Meu País", "O Rei da Noite", "Pequenas Histórias"

Pay per view (Apple TV+, Vivo Play, ClaroTV): Documentário "Todos os Paulos do Mundo", sobre a carreira de Paulo José; filme "Meu País"

Plano Geral
Publicidade
Publicidade