PUBLICIDADE

Verstappen para Hamilton: “Estúpido! Idiota!” (e era treino)

Entenda por que Max Verstappen mostrou o dedo do meio para Lewis Hamilton nos treinos para o GP dos EUA de F1

23 out 2021 08h30
| atualizado em 25/10/2021 às 12h44
ver comentários
Publicidade
Verstappen mostra o dedo a Hamilton
Verstappen mostra o dedo a Hamilton
Foto: F1 / Twitter Bruna Rodrigues

O clima na F1 esquentou mais uma vez. Max Verstappen não gostou de ser ultrapassado por Lewis Hamilton numa sessão de treinos para o GP dos EUA, forçou uma ultrapassagem por fora e, após atravessar a reta lado a lado com Lewis Hamilton, que estava por dentro e manteve a dianteira, disparou: “Estúpido! Idiota!”

Max Verstappen chegou a ser aconselhado por seu engenheiro, pelo rádio, para não dar importância ao episódio e se concentrar no trabalho. Depois, mais tarde, disse que não sabia explicar o que aconteceu porque ambos estavam lentos, preparando uma volta rápida.

Verstappen vs Hamilton
Verstappen vs Hamilton
Foto: F1 / Twitter

Pouco antes do incidente entre os dois pilotos que disputam o título mundial da F1 nesta temporada, Lewis Hamilton foi ultrapassado por Max Verstappen. Ele estava lento na pista e não se reagiu ao ser ultrapassado. Verstappen, entretanto, quase parou o carro um pouco antes da entrada da reta - e, talvez no instinto, Hamilton o ultrapassou para iniciar a volta rápida. Então Max reagiu. Tentou dar o troco por fora e os dois carros rasgaram a reta de Austin quase batendo rodas.

Por que tudo isso num treino livre, que não valia absolutamente nada? Porque existe uma segunda guerra na F1: a guerra psicológica. Para além das disputas de posições nas classificações e dos pontos nas corridas, Verstappen e Hamilton disputam também a “razão” em certas manobras. Os dois já se envolveram em acidentes feios nesta temporada.

Verstappen vs Hamilton
Verstappen vs Hamilton
Foto: F1 / Twitter

No GP da Inglaterra, Hamilton jogou duro na disputa pela liderança e logo na primeira volta acabou tirando Verstappen da pista. Venceu a corrida e comemorou, enquanto o piloto da Red Bull foi parar no hospital. Max não gostou de ver a festa do piloto da Mercedes pela televisão num leito de hospital em Londres. "Comportamento desrespeitoso e antidesportivo", disse Verstappen. A troca de acusações então se intensificou.

Verstappen vs Hamilton
Verstappen vs Hamilton
Foto: F1 / Twitter

No GP da Itália, outro acidente entre os pilotos da Red Bull e da McLaren. Desta vez, Verstappen vinha rápido na volta e Hamilton saía dos boxes.Os dois se encontraram na primeira chicane com a mesma velocidade. Max não aceitou perder a posição e os acabaram fora da pista, com o carro da Red Bull sobre o da Mercedes. Na ocasião, o risco maior foi para o Hamilton, que poderia ter morrido se não fosse a proteção do Halo, que segurou o carro adversário sobre sua cabeça.

Verstappen vs Hamilton
Verstappen vs Hamilton
Foto: F1 / Twitter

Mais acusações entre os dois líderes do mundial. Na Fórmula 1, como já demonstraram outros pilotos no passado, como Emerson Fittipaldi contra Clay Regazzoni, Nelson Piquet contra Nigel Mansell e Ayrton Senna contra Alain Prost, a guerra psicológica pode ser tão importante quanto a velocidade na pista. Os comentários no paddock de Austin são de que Hamilton - um heptacampeão mundial - conseguiu desestabilizar Verstappen, que luta por seu primeiro título na F1.

Análise do GP: ousadia de Verstappen abala Hamilton nos EUA:

 

Parabólica
Publicidade
Publicidade