NASCAR Brasil: os títulos em disputa na etapa final de 2025
Categoria chega à Interlagos para a corrida final da temporada com vários títulos ainda em disputa. Entenda o que são e quem disputa.
A temporada de 2025 da Nascar Brasil chega à Interlagos para a nona e última etapa do campeonato. Em jogo, o título da NASCAR Special Edition, do troféu Rookie of the Year e do Overall, que define o campeão geral da categoria. Mas o que são e quem está na briga por todos esses torneios que correm concomitantemente?
A Nascar Brasil tem um formato de disputa diferente do que estamos acostumados em outras categorias mais populares no Brasil. Grosso modo, o campeonato é dividido em dois dentro da mesma temporada: Brasil e Special Edition.
Ao fim das seis primeiras etapas, encerra-se o chamado campeonato Brasil. O interminável Rubens Barrichello acumulou 205 pontos nessa fase da temporada – 32 a mais que Thiago Camilo - e garantiu o título do campeonato Brasil de NASCAR.
As três etapas finais da temporada, em Curvelo (MG), Velocittà (SP) e, agora, Interlagos, representam o chamado Special Edition. Essa fase da temporada ainda está em andamento, portanto, não há um campeão definido. Graças aos generosos 61 pontos oferecidos nessa etapa final, 14 pilotos seguem matematicamente vivos na disputa. Mas as atenções estão com Gabriel Casagrande (93 pontos), Cacá Bueno (88), Galid Osman (79), Thiago Camilo (79) e Julio Campos (72).
Mas o mais importante é o Overall, que basicamente é a soma dos campeonatos Brasil e Special Edition, e define o campeão geral da NASCAR Brasil. Há três pilotos ainda na luta pelo título maior de 2025: Rubens Barrichello, o líder, com 270 pontos; Thiago Camilo, vice com 251 pontos e Galid Osman, correndo por fora com 227.
O título geral da categoria garante ao vencedor o nome no Hall da Fama da NASCAR, em Charlotte, nos Estados Unidos.
A categoria ainda brinda seus pilotos novatos com uma premiação especial ao melhor estreante. Alfredinho Ibiapina, um dos destaques do ano, acumula 258 pontos na contagem específica de Rookie of the Year, com uma mão na taça em disputa destacada contra Tito Giaffone.
Por fim, existe uma separação dos pilotos por graduação. Pilotos profissionais e mais experientes correm na divisão NASCAR Brasil. Novatos, participantes esporádicos e pilotos semi-profissionais compõem a Challenge, que também terá seu vencedor definido em Interlagos. Jorge Martelli (308), Alfredinho Ibiapina (299) e Felipe Tozzo (249) ainda se mantém firmes n
a luta pelo campeonato dessa divisão.