Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leclerc mostra força da Ferrari em 2022 e faz a pole na F1

Charles Leclerc supera Max Verstappen e Carlos Sainz em classificação emocionante e faz a primeira pole do ano. Hamilton é 5º

19 mar 2022 - 13h13
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Na classificação do Barein, Leclerc mostrou a força da Ferrari para 2022
Na classificação do Barein, Leclerc mostrou a força da Ferrari para 2022
Foto: Ferrari / Twitter

Charles Leclerc mostrou que a Ferrari não está para brincadeira em 2022. O piloto fez ótima volta no minuto final da classificação, superou seu colega Carlos Sainz e garantiu a pole position para o GP do Barein, primeira corrida do ano da Fórmula 1.

Repetindo o que havia acontecido nos treinos livres, o protagonismo foi divido entre os dois pilotos da Ferrari e Max Verstappen, da Red Bull. Sainz tinha o melhor tempo até próximo ao fim da classificação, quando foi superado por Leclerc. No último ato do dia, Verstappen fez volta boa e também superou Sainz, mas ficou a 0s123 acima do tempo de Leclerc, se garantindo no segundo lugar do grid.

O heptacamepão Lewis Hamilton comprovou que Mercedes não está com um carro tão bom para 2022. O inglês conseguiu apenas o 5º melhor tempo do dia, 0s680 acima do tempo de Leclerc. George Russell, seu novo colega de equipe, foi apenas 9º.

O destaque do dia foi Kevin Magnussen, o novo-velho piloto da Haas. O dinamarquês mostrou que a equipe evoluiu demais em relação a 2021, e que agora tem um piloto que pode se colocar na briga, ao contrário de seu antecessor. Magnussen fechou o dia com um ótimo 7º tempo. 

Confira abaixo como foi a primeira classificação do ano:

Verstappen atestou a força do RB18 para 2022 na classificação do Barein,
Verstappen atestou a força do RB18 para 2022 na classificação do Barein,
Foto: Red Bull / Twitter

Ferrari comanda o Q1

Yuki Tsunoda foi o primeiro piloto a ir à pista em uma classificação em 2022. O japonês não participou do terceiro treino livre por problemas em seu AlphaTauri AT03, por isso a pressa em pôr o carro na pista. Ele marcou o primeiro tempo do dia, com uma volta de 1min33s581. Depois dele, seu colega Pierre Gasly e a dupla da McLaren saíram para fazer voltas. 

Max Verstappen veio em seguida e marcou o tempo de referência do Q1, com 1min31s909. Sergio Perez cruzou logo atrás, 0s4 acima. Mas a dobradinha da Red Bull foi dividida por um surpreendente Kevin Magnussen, da Haas. Valtteri Bottas também se colocou no bolo. 

Os pilotos da Ferrari acabaram com a brincadeira nos minutos seguintes. Charles Leclerc fez 1min31s471 e Carlos Sainz marcou um décimo a mais, tempos que jogaram a dupla para o topo da tabela até então. As Mercedes foram os carros seguintes. Lewis Hamilton não foi além do 5º tempo, com 1min32s285. George Russell ficou 0s2 e cinco posições atrás, mas tentou uma segunda volta e superou Hamilton por um 0s1. 

A dois minutos do fim, a zona de eliminação tinha Lance Stroll, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda e Nicholas Latifi. Ricciardo fez uma volta e melhorou pouco seu tempo, jogando o colega Lando Norris para a zona, mas Norris logo fez o 7º tempo, devolvendo Ricciardo para o rebaixamento. 

Ao final do Q1, Leclerc, Sainz, Verstappen, Bottas, Magnussen, Esteban Ocon, Gasly, Norris, Russell e Hamilton formaram o top 10. Na outra ponta, Yuki Tsunoda, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Nicholas Latifi ficaram de fora, formando as cinco últimas posições do grid.

Sainz se mostrou competitivo
Sainz se mostrou competitivo
Foto: Ferrari / Twitter

Verstappen faz temporal no Q2

Verstappen marcou o tempo de referência na primeira saída dos pilotos no Q2, com a melhor volta do fim de semana por boa vantagem: 1min30s757. Leclerc fez o 2º tempo, mas ainda distante de Max em 0s599. Margem maior do que a distância que se desenhava entre as equipes nos treinos livres. 

Nesse primeiro momento, a ordem atrás dos dois se seguiu com Perez, Magnussen, Hamilton, Russell, Sainz, Ocon Alonso e Bottas. 

Todos os pilotos voltaram à pista a dois minutos do fim para a briga pelo Q3. O tempo de Verstappen se manteve intocado à frente. Quem mais se aproximou foi Sainz, que chegou bem perto da ponta, ficando 0s030 atrás de Verstappen. Leclec, Perez, Hamilton, Russell, Magnussen (sim, uma Haas em 7º!), Alonso, Gasly e Bottas também garantiram vaga na parte final. 

Esteban Ocon, Mick Schumacher, Lando Norris, Alex Albon e Guanyu Zhou não se classificaram formando o grid do 11º ao 15º lugares. 

Hamilton terá trabalho para alcançar Red Bull e Ferrari
Hamilton terá trabalho para alcançar Red Bull e Ferrari
Foto: Mercedes / Twitter

Leclerc rouba a cena no Q3

Expectativa alta para a definição do grid de largada da primeira corrida do ano. Com luz verde no Q3, os pilotos foram à pista para suas primeiras tentativas. As Mercedes puxaram a fila, logo seguidos pelos carros de Ferrari e Red Bull. Além deles, apenas Gasly deu volta na primeira saída. 

A ordem ficou com Sainz à frente, com tempo de 1min30s687. Leclerc ficou colado, 0s044 atrás. A dupla da Red Bull ficou logo atrás, com Verstappen também no mesmo décimo, a 0s056 de Sainz. Perez veio 0s3 mais lento, A dupla da Mercedes ficou com o 5º e o 6º tempos, Hamilton à frente de Russell. Chamava a atenção a distância para o líder: em média, 1s5. Uma eternidade. 

A última saída para a pista aconteceu a três minutos do fim, dessa vez com os carros que não haviam dado volta: Magnussen, Alonso e Bottas. Todos os dez com pneus novos. Era a hora da decisão. Tudo em aberto. 

Russell abriu caminho, mantendo o 6º tempo. Hamilton veio no vácuo, mas também não melhorou suas 5ª posição. Leclerc tomou a ponta de Sainz, com uma volta de 1min30s558. Verstappen foi o último a cruzar a linha, mas ficou com o 2º tempo, a 0s123 do monegasco, ensanduichado pelas Ferraris. 

Depois do trio mais forte, veio Sergio Perez. Hamilton, como dito, fechou na 5ª posição. O heptacampeão ficou a 0s6 do tempo de Leclerc. Bottas, Magnussen, Alonso, Russell e Gasly fecham as 10 primeiras posições do grid. 

A corrida será no domingo, 20, com largada prevista para às 12h. Promessa de disputa empolgante entre Verstappen e as Ferraris! 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade