PUBLICIDADE

Parabólica

Hypercar estreia nas 24 Horas de Le Mans com Toyota na ponta

Nova categoria principal Hypercar começa como a LMP1 terminou, com a Toyota dominando os treinos e a classificação em Le Mans

21 ago 2021 - 00h01
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota GR010 Hypercar.
Toyota GR010 Hypercar.
Foto: Toyota / Toyota

A 89ª edição das 24 Horas de Le Mans tem largada marcada para às 11h (no horário de Brasília) deste sábado (21). E esta será uma edição histórica, já que ela marca a estreia da categoria Hypercar, substituta da antiga LMP1 como a principal na hierarquia dos carros que disputam o WEC e a corrida principal do campeonato.

Só que mesmo com a troca no regulamento, a Toyota segue dominando e terá seus dois carros nas primeiras posições do grid pela quinta vez consecutiva. O GR010 Hybrid número 7, conduzido pelo japonês Kamui Kobayashi, pelo argentino José María López e pelo britânico Mike Conway vai partir da primeira posição. Já o bólido número 8 larga em segundo e será comandado pelo suíço Sébastien Buemi, pelo japonês Kazuki Nakajima e pelo neozelandês Brendon Hartley.

Toyota na ponta novamente .
Toyota na ponta novamente .
Foto: Toyota / Divulgação

O Brasil será representado na Hypercar pelo piloto André Negrão, que comanda o Alpine A480 ao lado dos franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere. O trio larga na terceira posição e tenta interromper a sequência de três vitórias consecutivas da Toyota nas 24 Horas de Le Mans.

E não será apenas Negrão que vai levar a bandeira brasileira para a pista de La Sarthe. Além dele, serão outros cinco pilotos do País na prova mais famosa do endurance. Pipo Derani também está na categoria principal e alinha seu Glickenhaus 007 LMH ao lado do Alpine número 36, na quarta posição do grid.

Alpine terá o brasileiro André Negrão.
Alpine terá o brasileiro André Negrão.
Foto: Alpine / Divulgação

Felipe Nasr disputa a prova na categoria LMP2, a segunda mais importante, com o bólido da Oreca. Daniel Serra será piloto na GTE Pro com o Ferrari 488 GTE, enquanto que Felipe Fraga e Marcos Gomes disputam a corrida na categoria GTE Am com o Aston Martin Vantage GTE, mas em equipes diferentes.

Trio feminino

As mulheres seguem ganhando espaço na disputa das 24 Horas de Le Mans. E na edição de 2021, o bólido que larga na pole da categoria LMP2 – e em sexto no grid geral – é formado por um trio feminino. A alemã Sophia Flörsch, a colombiana Tatitana Calderón e a holandesa Beitske Visser são as responsáveis pela direção do Oreca 07-Gibson número 1 e esperam conquistar a vitória na categoria após a boa classificação.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade