Namorado de Fátima Bernardes descobre trombose
Túlio Gadêlha, o deputado federal eleito, desconfiou que estava apenas com dor muscular
Na terça-feira (27), Túlio Gadêlha - atual namorado da apresentadora Fátima Bernardes - deu entrada no hospital em Recife para acompanhar seu pai em uma cirurgia e aproveitou para analisar a "dor muscular", que vinha sentindo desde sua viagem de férias. Mas na verdade, o político acabou descobrindo por exames médicos que estava com trombose.
"Viagem cancelada [para Brasília]. O que eu pensei que fosse uma dor muscular por conta das caminhadas no frio na verdade se trata de uma trombose nas fibulares", postou nos stories do Instagram.
Segundo especialistas, o voo é um momento em que o risco deste problema aparecer é maior, já que a pessoa fica sem mover as pernas, o que prejudica o retorno do sangue venoso para o coração.
O problema maior é em pessoas que tem alguma predisposição a ter trombose e estão em um voo. O sintoma mais comum é inchaço de panturrilha, acompanhado ou não de dor e calor local.
Através das redes sociais, Túlio mostrou os exames feitos e lamentou por ter que ficar de repouso durante alguns dias. "Por ordem médica", esclareceu ele.
O que é trombose?
A Trombose Venosa Profunda (TVP), condição conhecida popularmente apenas por trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Veja também: