PUBLICIDADE

XaaS: A assinatura de soluções vai substituir a aquisição?

Especialista explica as principais características do serviço de locação de devices (DaaS, ou Device as a Service), que segue a tendência mundial do "Everything as a Service"

11 ago 2022 - 13h34
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje em dia, um cidadão comum, em qualquer estado do país, pode pedir uma viagem por meio de um aplicativo em seu celular e, enquanto espera, ler um e-book, ouvir uma música ou, até mesmo, assistir a um filme ou série em uma ferramenta de streaming sem precisar comprar um produto - apenas o serviço. Na mesma linha, cada dia mais, as empresas passam a explorar as possibilidades da aquisição de serviços, ao invés de produtos, seguindo uma tendência mundial: a XaaS.

Foto: DINO / DINO

O termo, que significa "Everything as a Service", na sigla em inglês - "Tudo como Serviço", em português, consiste em um modelo de negócio em que o acesso a soluções substitui a compra. A nível global, a modalidade poderá chegar a US$ 344 bilhões (R$ 1,782 trilhão) em 2024, quatro vezes mais do que em 2018, conforme uma estimativa publicada pela Exame - um crescimento de 25%.

Felipe Mazzo, gerente de vendas da Samsung SDS, afirma que, para enfrentar a concorrência e garantir o crescimento, as empresas precisam se modernizar e acompanhar as evoluções tecnológicas. Apesar disso, via de regra, o custo da modernização é alto.

"Os ciclos de inovação estão cada vez mais curtos, altos investimentos em tecnologias colocam pressão no fluxo de caixa e aumentam o endividamento. Hoje, o mercado já percebeu que o valor de um bem está relacionado, principalmente, com sua utilização e não com sua propriedade. Por isso, a solução para a modernização é a locação", acrescenta.

Ele explica que, no modelo "XaaS", o ativo deixa de ser o centro da operação e o serviço toma as rédeas do negócio. "A locação de celulares, tablets e notebooks é um movimento global e legítimo que aumenta as vantagens competitivas de uma empresa. O mercado de locação cresce todos os anos no mundo inteiro", diz.

DaaS ganha destaque dentro do XaaS

Para Mazzo, a locação de equipamentos durante todo o processo ("end to end") pode ser uma alternativa nos dias atuais. "Device as a Service, ou Dispositivo como Serviço (DaaS) é uma forma de terceirização da gestão de hardware e software, que implica em uma série de vantagens competitivas: evita a obsolescência dos equipamentos, mantém os parques tecnológicos sempre atualizados e preserva a liquidez e as linhas de crédito do negócio".

Além do mais, prossegue, o DaaS reduz os custos com manutenção e a preocupação com o gerenciamento do parque tecnológico e do sinistro, trazendo também benefícios fiscais e tributários, como a redução no Imposto de Renda.

Para concluir, o gerente de vendas da Samsung SDS destaca que, ao optar pela locação, além do custo-benefício, o cliente pode focar de forma integral no seu negócio e deixar o gerenciamento dos dispositivos por conta de uma empresa especializada.

"Vale procurar por uma empresa que entregue uma oferta completa de aluguel de dispositivos. Considere uma ferramenta que inclua uma ampla gama de serviços, como instalação, implantação, gerenciamento, integração de hardware e software, atualizações, manutenção, desenvolvimento de aplicações, central de atendimento e suporte técnico local", recomenda o especialista.

"Além disso, exija um contrato de locação, pois ele garante o funcionamento dos equipamentos e oferece um seguro contra a negligência e o uso inadequado das ferramentas",  completa Reynard.

Para mais informações, basta acessar: https://marketing.samsungsds.com.br/e-book-daas?utm_source=DINO&utm_medium=artigo&utm_campaign=DaaS

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade