PUBLICIDADE

Trump diz que deve declarar emergência se não houver acordo sobre muro na fronteira

10 jan 2019 - 13h15
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que deve declarar emergência nacional para assegurar recursos para o muro ao longo da fronteira sul do país, caso não consiga chegar a um acordo com os democratas no Congresso para garantir o dinheiro.

Presidente dos EUA, Donald Trump, dá entrevista coletiva antes de viajar para o Texas
10/01/2019
REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump, dá entrevista coletiva antes de viajar para o Texas 10/01/2019 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

Falando a repórteres na Casa Branca conforme se preparava para partir para visitar a cidade fronteiriça de McAllen, no Texas, no vigésimo dia de uma paralisação parcial do governo, Trump repetiu sua alegação de que ele tinha o direito de declarar uma emergência nacional sobre imigração.

Trump tem buscado 5,7 bilhões de dólares para o financiamento parcial do muro nas negociações com líderes do Congresso, mas os democratas têm se mantido firmes em sua oposição ao fornecimento de dinheiro para um muro de fronteira.

O impasse levou à paralisação de cerca de um quarto das agências federais dos EUA, quando o financiamento acabou no ano passado.

Se Trump declarar uma emergência em um esforço para redirecionar recursos aprovados pelo Congresso para outros fins provavelmente enfrentará contestações nos tribunais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade