3 eventos ao vivo

Empresa cria canguru biônico que pula como animal de verdade

19 abr 2014
15h00
  • separator
  • comentários

A empresa alemã Festo desenvolveu um canguru biônico: o robô pode reproduzir a maneira como um canguru real se movimenta. Ele é capaz de recuperar a energia quando pula, guardá-la e usá-la para o próximo salto, aumentando sua velocidade.

<p>Canguru biônico é controlado por pulseira que detecta movimentos da pessoa e envia sinais ao robô</p>
Canguru biônico é controlado por pulseira que detecta movimentos da pessoa e envia sinais ao robô
Foto: Divulgação

O projeto demorou dois anos para ser concluído pela companhia de tecnologia de automação. O canguru biônico pesa sete quilos, tem altura de um metro e pode pular em uma altura de até 40 cm e alcançar uma distância de 80 cm em cada salto.

Ao ficar de pé, o canguru encosta o chão com os pés e o rabo, estabelecendo um equilíbrio pelo contato de três pontos. O rabo também ajuda a equilibrar o corpo durante o salto por meio de um servomotor elétrico que controla o ângulo do ataque. As pernas também são controladas por duas máquinas desse tipo. O canguru artificial também ganhou a função de amortecer o impacto do pulo com um elemento de borracha em seus calcanhares e joelhos.

O robô pode ser controlado pelas pessoas com uma pulseira especial, com sensores que detectam os movimentos do usuário e enviam sinais ao canguru via Bluetooth. Ao criar esse projeto, o objetivo da empresa era explorar novas ideias que podem ser incorporadas em ferramentas automatizadas, usadas nas linhas de montagem de indústrias.

 

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade