PUBLICIDADE

Reguladores da UE investigam Alexa, Siri e outros assistentes de voz

16 jul 2020 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários

Os reguladores da concorrência da União Europeia estão buscando informações de 400 empresas para determinar se há problemas no mercado de assistentes de voz, dominado por sistemas como Alexa e Siri, que podem levar a casos antitruste.

REUTERS/Steve Marcus
REUTERS/Steve Marcus
Foto: Reuters

A Comissão Europeia abriu investigações semelhantes no passado em setores como comércio eletrônico, produtos farmacêuticos, serviços financeiros e energia, que levaram a processos contra empresas e, eventualmente, pesadas multas.

Alexa, da Amazon; Siri, da Apple, e Google Assistant, da Alphabet; estão entre os sistemas de assistente de voz mais populares.

"Isso envia uma importante mensagem para as operadoras poderosas deste mercado de que estamos observando e que elas precisam fazer negócios de acordo com as regras de concorrência", disse Margrethe Vestager, comissária europeia para concorrência, em entrevista coletiva.

O órgão executivo da UE disse que seu interesse foi motivado pela grande quantidade de dados de usuários envolvidos nos dispositivos de "Internet das Coisas" e que quer garantir que os participantes do mercado não usem o controle desses dados para prejudicar ou impedir a concorrência.

"A interoperabilidade é essencial se queremos tornar esse mercado acessível", disse Vestager.

Vestager, que pode multar as empresas em até 10% de sua receita global por violar as regras antitruste da UE, tornou a indústria de tecnologia a peça central de seus esforços de fiscalização, enfrentando Google, Apple, Amazon e Facebook nos últimos anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade