PUBLICIDADE

Nvidia corta previsão para receita do trimestre após fim do boom de mineração de criptomoedas

16 nov 2018 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários

A Nvidia Corp divulgou na quinta-feira previsão de vendas para o período de novembro a janeiro que desapontaram expectativas, com a empresa atrelando as perspectivas ao acúmulo de chips não vendidos por distribuidores e varejistas após o fim do boom de mineração de criptomoedas.

Presidente-executivo da Nvidia , Jensen Huang, fala na conferência GPU Nvidia 2018 em San Jose 27/03/2018.  REUTERS/Alexandria Sage
Presidente-executivo da Nvidia , Jensen Huang, fala na conferência GPU Nvidia 2018 em San Jose 27/03/2018. REUTERS/Alexandria Sage
Foto: Reuters

A produtora de chips informou que espera uma receita no trimestre atual de 2,7 bilhões de dólares, mais ou menos 2 por cento, bem abaixo da estimativa média de analistas de 3,40 bilhões de dólares, segundo dados do IBES da Refinitiv.

A empresa, sediada em Santa Clara, na Califórnia, também reportou vendas abaixo das previsões no terceiro trimestre encerrado em 28 de outubro. A receita total no período somou 3,18 bilhões de dólares, alta de 20,7 por cento. Analistas, contudo, esperavam em média 3,24 bilhões de reais.

O lucro líquido subiu para 1,23 bilhão de dólares, ou 1,97 dólar por ação no terceiro trimestre, ante 838 milhões de dólares, ou 1,33 dólar por ação, um ano antes.

Excluindo items, o lucro foi de 1,84 dólar por ação.

    Por décadas, a Nvidia forneceu placas de jogos para impulsionar a computação gráfica, mas nos últimos anos as mineradoras de criptomoedas adotaram as placas da empresa para transformar bits em riqueza.

    O executivo-chefe Jensen Huang disse que os preços das placas de jogos da Nvidia aumentaram com o frenesi da criptomoeda, afastando alguns compradores. À medida que o frenesi diminuiu e os preços das placas caíram, a Nvidia esperava que os volumes de vendas voltariam a crescer com o retorno dos compradores que se afastaram devido aos preços mais altos.

    Mas esse processo foi mais lento do que a Nvidia esperava, disse Huang, acrescentando que espera que os estoques estejam em níveis normais até o final do trimestre atual.

    "A ressaca de criptografia durou mais do que esperávamos", disse Huang em teleconferência. "Achamos que tínhamos feito um trabalho melhor de gerenciamento da dinâmica da criptomoeda", acrescentou ele mais tarde.

    Como resultado, a Nvidia parou de enviar alguns de seus chips de preço médio para os varejistas, onde eles estão se acumulando em depósitos e nas prateleiras das lojas.

A companhia disse que sua provisão para estoques aumentou mais de cinco vezes no terceiro trimestre fiscal, para 70 milhões de dólares, e que a mesma provisão mais que triplicou nos primeiros nove meses do ano fiscal, para 124 milhões de dólares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade