PUBLICIDADE

Microsoft mira desenvolvedores de videogames, desafiando o domínio na nuvem da Amazon

14 mar 2019 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft informou na quinta-feira que está combinando elementos da divisão de videogames e da unidade de computação em nuvem Azure com foco nos desenvolvedores de jogos, que também estão sendo cortejados pelos serviços em nuvem da líder da indústria, Amazon.

Vista geral da sede da Microsoft próxima a Paris, na França. 18/04/2016. REUTERS/Charles Platiau.
Vista geral da sede da Microsoft próxima a Paris, na França. 18/04/2016. REUTERS/Charles Platiau.
Foto: Reuters

A Microsoft informou que começará a lançar o "Microsoft Game Stack", um grupo de serviços que permite aos desenvolvedores de jogos fazer coisas como hospedar jogos com múltiplos jogadores e combinar jogadores de níveis de habilidade similares.

Os serviços são projetados para funcionar com títulos jogados em qualquer dispositivo - incluindo aqueles com sistemas operacionais de concorrentes da Microsoft, como Apple e Google.

A Microsoft concorre com a divisão de serviços para web da Amazon para vender esses serviços em nuvem. Mas está no negócio de videogames com seu dispositivo Xbox desde 2001 e tem 64 milhões de usuários para seu serviço de jogos online Xbox Live.

A empresa também possui títulos como "Halo", a franquia de ação de ficção científica para Xbox e Windows, além do "Minecraft", um jogo popular em dispositivos móveis com sistemas operacionais da Apple e Google.

Em "qualquer dispositivo que você venha adquirir hoje, os jogos são quase certamente um dos principais negócios de engajamento e monetização nesse dispositivo", disse Phil Spencer, vice-presidente de jogos da Microsoft, à Reuters.

"Conforme olhávamos para nosso lugar no negócio de jogos e nosso lugar em coisas como o Azure e os outros serviços que a Microsoft oferece víamos cada vez mais sinergia."

A Microsoft enfrenta a concorrência no mercado de jogos da Amazon, que adquiriu o serviço de vídeo para jogos Twitch para permitir que os jogadores assistam uns aos outros jogando e a GameSparks, que fornece serviços de back-end para os criadores de jogos.

Um exemplo em que a Microsoft espera que a própria experiência de jogo valerá a pena é igualar jogadores de igual habilidade online, disse Mark Russinovich, chefe técnico da Azure. O serviço exige uma tecnologia chamada aprendizado de máquina, que a Microsoft refinou através do serviço Xbox Live ao longo dos anos, disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade