PUBLICIDADE

Japão deve juntar forças com EUA e Europa para regular gigantes de tecnologia

19 out 2020 - 13h11
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão unirá forças com Estados Unidos e Europa para enfrentar abusos de mercado pelas quatro maiores empresas de tecnologia, disse o novo chefe de seu órgão antitruste nesta segunda-feira.

Ilustração mostra Fitbit Blaze em frente a logo do Google 
08/11/2019
REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração mostra Fitbit Blaze em frente a logo do Google 08/11/2019 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

Kazuyuki Furuya, presidente da Comissão de Comércio Justo do Japão (FTC), também disse que Tóquio pode abrir uma investigação sobre qualquer fusão ou acordo de negócios como a que envolve a fabricante de rastreadores de atividade física Fitbit se o tamanho desses negócios for grande o bastante.

"Se o tamanho de qualquer fusão ou acordo comercial for grande, podemos lançar uma investigação antimonopólio sobre o processo do comprador de comprar uma startup (como a Fitbit)", disse ele à Reuters. "Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos, inclusive na Europa."

Os reguladores antitruste da União Europeia lançaram em agosto uma investigação sobre a oferta de 2,1 bilhões de dólares feita pela Alphabet para comprar a Fitbit.

O Japão está preparando as bases para regulamentar os operadores de plataformas de internet. Entre eles estão as gigantes da tecnologia Google, Apple, Amazon e Facebook, que enfrentam várias investigações antitruste nas nações ocidentais.

Empresas multinacionais têm práticas de negócios semelhantes em todo o mundo, o que torna a coordenação global crucial, disse Furuya. "Trabalharemos em estreita colaboração com nossos colegas americanos e europeus e responderemos a quaisquer movimentos que atrapalhem a competição", disse ele.

"Esta é uma área que vou avançar agressivamente", disse ele, acrescentando que a FTC está pronta para abrir sondagens se os operadores de plataformas digitais abusarem de suas posições dominantes no mercado contra os consumidores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade