2010: iPhone 4

Anunciado em 7 de junho de 2010, o sucessor do iPhone 3GS ganhou muitas funcionalidades. O iPhone 4 conta com um novo desenho, com acabamento em aço inoxidável e a tela medindo apenas 9,3 mm de espessura (24% a menos que o iPhone 3GS). Essa foi a primeira grande mudança de design do iPhone, que ganhou acabamento mais quadrado no lugar das bordas arredondadas. Nas suas configurações, manteve o 3G, GPS, Wi-Fi e Bluetooth, mas passou a contar com um novo microfone para cancelamento de ruídos e câmera frontal para videochamadas e a tecnologia FaceTime.

A câmera traseira da quarta geração mostrou algo inédito para o iPhone: um flash LED integrado, além de 5 megapixels de resolução, com zoom digital de 5x e capacidade de gravar vídeos em alta definição (720p). A tela "retina display" também chegou com o iPhone 4, aumentando a densidade de pontos na tela em quatro vezes e, como consequência, a resolução para 960 x 640 pixels.

O aparelho também ganhou um giroscópio embutido, capaz de acompanhar movimentos com altíssima precisão, muito maior do que a capacidade dos acelerômetros dos iPhones passados. Nos EUA, o iPhone 4 começou a ser vendido por US$ 199 na versão de 16 GB e US$ 299 na versão de 32 GB. A chegada do iPhone 4 também marcou o fim do acordo de exclusividade entre a operadora AT&T e a Apple nos Estados Unidos e chegada da versão do aparelho totalmente na cor branca.

Por fim, vale dizer que o iPhone 4 foi também conhecido por outros dois episódios da história do aparelho da Apple: um problema com a recepção do sinal e com um protótipo roubado (veja mais a seguir).

Leia mais
Verizon suspende vendas do iPhone após recorde
Testamos: iPhone 4 passa facilmente a barreira do belo

foto: AFP

foto: AFP