Versão mais antiga do iPhone que segue nas lojas, a terceira geração do aparelho chegou ao mercado em 2009 com um "S" no nome que significava "Speed", ou "velocidade". Anunciado em 8 de junho de 2009, o iPhone 3GS chegou às lojas dias depois. O aparelho chegou cumprindo a promessa de ser 2,1 vezes mais rápido ao enviar mensagens e 2,9 vezes mais veloz ao abrir páginas web. O aparelho saltou dos 128 MB de RAM dos modelos anteriores para 256 MB. A CPU de 600 MHz superou os 412 MHz do modelo anterior.
Outra melhoria foi o controle de voz, que permitia fazer ligações. O iPhone 3GS ganhou também câmera de 3 MP com gravação de vídeo. Foco, exposição e balanço de branco eram automáticos, e era possível fazer o foco com toques na tela. Além disso, a câmera trazia modos especiais para macro e situações de pouca luz. O aparelho chegou ao mercado por US$ 199 na versão de 16 GB e US$ 299 na de 32 GB.
O Find My iPhone ("encontre meu iPhone"), para ser usado em caso de roubo ou perda era outra novidade. O dono do aparelho pode enviar uma mensagem para seu telefone, fazendo soar um bipe mesmo que ele esteja no modo silencioso e pedindo que a pessoa que o encontrou entre em contato, além da possibilidade do usuário apagar as informações remotamente.
De volta a Apple após um afastamento por conta do câncer, Steve Jobs retornou dias após a chegada do iPhone 3GS às lojas para anunciar que seu aparelho tinha alcançado a marca de um milhão de unidades vendidas em três dias.
foto: AFP