PUBLICIDADE

Google diz que Android é mais seguro que iOS da Apple

8 out 2013 - 12h03
(atualizado às 12h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chairman do Google, Eric Schmidt&nbsp;n&atilde;o explicou declara&ccedil;&atilde;o, mas refor&ccedil;ou que h&aacute;&nbsp;testes rigorosos</p>
Chairman do Google, Eric Schmidt não explicou declaração, mas reforçou que há testes rigorosos
Foto: AFP

O chairman do Google, Eric Schmidt, afirmou na segunda-feira que o sistema operacional mobile de Mountain View, o Android, é mais seguro que o rival iOS, da Apple, presentes nos iPhones 5S e 5C, além de iPads e iPods Touch. Segundo o ZDNet, o presidente respondia a uma pergunta de um analista do Gartner, durante o Gartner Symposium/ITxpo, em Orlando, nos Estados Unidos.

David Willis, chefe de pesquisa de Mobilidade e Comunicações e membro do Conselho Sênior de Pesquisa do Gartner, apontou ao executivo que "se questionasse muitas pessoas na audiência, diriam que o Android do Google não é sua principal plataforma", e que alegrariam que "o Android não é seguro". Schmidt disparou: "não é seguro? É mais seguro que o iPhone".

Segundo o presidente da gigante das buscas, o Android está em mais de um bilhão de aparelhos e que continuará a existir por um bom tempo, e por isso passaria por rigorosos testes de segurança. Então, o próprio Schmidt mencionou outra reclamação que ouve com frequência, de que o Android seria fragmentado, o que também contestou.

"Para o Android, temos um acordo com vendedores que manterão as lojas de Android compatíveis e isso é uma grande vantagem para o Android", argumentou. Ele comparou o sistema do Google - anunciado como aberto, mas que tem uma parte do código proprietário e secreto -, com o Unix, plataforma open source, nos tempos em que trabalhou com isso nos anos 1980. "A diferença principal é que não tínhamos uma loja de apps para manter as pessoas do Unix unidas", comentou.

&amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/google/&amp;amp;quot; data-cke-744-href=&amp;amp;quot;http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/google/&amp;amp;quot;&amp;amp;gt;Google &amp;amp;lt;/a&amp;amp;gt;

Sistema operacional mais usado no mundo, segundo estatísticas de diferentes institutos de pesquisa, o Android recebeu grandes esforços do Google no sentido de melhorar a segurança. O Jelly Bean, versão 4.3 da plataforma, ganhou em julho, por exemplo, duas novas atualizações que já estão em praticamente todos os iOS, da Apple.

<p>Vers&atilde;o mais recente do Android, a 4.4 KitKat, ainda n&atilde;o chegou &agrave;s m&atilde;os do usu&aacute;rio</p>
Versão mais recente do Android, a 4.4 KitKat, ainda não chegou às mãos do usuário
Foto: Divulgação

Os comentários do chairman do Google sobre o Android foram apenas alguns do que teceu durante 45 de perguntas e respostas com Willis e Drue Reeves, analista distinto do Gartner. Schmidt ainda falou sobre Mountain View como desenvolvedora de aplicações, o Google Now, os hackers chineses, e-mail, privacidade e confiança, além do amadurecimento da pesquisa, a história do Google, modelos de gerenciamento "de baixo para cima" e indústria de computação.

Ao final da entrevista, Willis resumiu a conversa: "tudo o que ouvi foi que o Android é mais seguro que o iPhone", ao que Schmidt respondeu, "o Android é muito seguro". Segundo o ZDNet, a plateia conteve o riso e o chairman completou, após uma pausa: "Vocês serão mais felizes com o Gmail, o Chrome e o Android mais do que poderiam imaginar".

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/curiosidades-sobre-o-google/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/curiosidades-sobre-o-google/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;10 curiosidades sobre o google&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade