4 eventos ao vivo

Google usa IA para facilitar a comunicação de quem tem problemas de fala

A ideia é ajudar pessoas que vivem com problemas neurológicos que atrapalham a fala...

7 mai 2019
15h35
atualizado às 15h38
  • separator
  • 0
  • comentários

O Google demonstrou durante o evento I/O, que acontece na tarde desta terça-feira (07), como sua inteligência artificial (IA) trabalha para facilitar a comunicação de quem tem problemas de fala.

Foto: TecMundo

A ideia é ajudar pessoas que vivem com problemas neurológicos e afins que atrapalham a fala, como derrames, esclerose múltipla e danos cerebrais. Para isso, o Google desenvolveu um sistema, por meio da equipe Project Euphonia, para gravar as vozes de pessoas com esses tipos de problemas ou deficiências. Após a gravação, foram desenvolvidos algoritmos para a inteligência artificial conseguir entender as vozes e transcrevê-las diretamente para smartphones e computadores.

  • Assista ao vivo:  Google IO live

Dessa maneira, pessoas com problemas de fala poderão se comunicar de maneira mais rápida e eficaz. "Além de melhorar o reconhecimento de fala, também estamos treinando algoritmos personalizados de IA para detectar sons ou gestos e, em seguida, realizar ações como gerar comandos falados para o Google Home ou enviar mensagens de texto. Isso pode ser particularmente útil para pessoas com deficiências graves e que não podem falar", adicionou o Google.

Ligações sem uso da voz

O Live Relay, um recurso novo que também chega ao Google Assistente, é voltado para deficientes auditivos. Ele utiliza reconhecimento de fala e conversão de texto em fala no smartphone para permitir que o celular "ouça e fale" em nome dos usuários enquanto eles digitam. Ao oferecer respostas instantâneas e sugestões de escrita preditiva, o Smart Reply e o Smart Compose ajudam a tornar a digitação mais rápida para realizar uma chamada telefônica síncrona.

Vale notar que o Live Relay rodará completamente dentro do smartphone e mantém as conversas privadas. Além disso, ele interage não apenas com outro smartphone, mas também "atende" chamadas de telefones fixos.

  • Ainda não há uma data específica para o lançamento do Live Relay ao público.
TecMundo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade