PUBLICIDADE

Cientistas criam smartphone carregado apenas com som

Protótipo de celular pode ser carregado com o barulho da torcida de futebol, por exemplo

14 ago 2014 - 16h45
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Carregar o smartphone do modo convencional ainda ser&aacute; necess&aacute;rio, segundo pesquisadores</p>
Carregar o smartphone do modo convencional ainda será necessário, segundo pesquisadores
Foto: Getty Images

Um novo protótipo de smartphone pode ser carregado apenas com o som ambiente, como o barulho da torcida em um estádio de futebol ou conversas dentro de uma cafeteria, segundo reportou o Mashable.

A descoberta foi feita por cientistas da Universidade Queen Mary, de Londres (Inglaterra) e por pesquisadores da Nokia. Eles conseguiram carregar o protótipo usando o barulho do dia dia, que foi convertido em eletricidade. O conceito de transformar a energia vibratória - do som, por exemplo - em energia elétrica existe há cerca de 20 anos, mas o design particular do protótipo veio do trabalho dos pesquisadores com nanobastões de óxido de zinco.

“O carregamento por sons e vibrações pode ajudar a melhorar a usabilidade dos eletrônicos e permitir que eles funcionem por mais tempo, sem precisar conectá-los a um carregador”, disse o cientista da universidade, Joe Briscoe. “Também ajudaria o meio ambiente - se pudermos usar pelo menos uma pequena quantidade da energia que seria desperdiçada (luz, calor, som, movimento) no meio ambiente, podemos reduzir a necessidade da eletricidade convencional produzida por combustíveis fósseis”, completou.

Segundo ele, provavelmente não há energia suficiente no som para remover completamente a necessidade de usar carregadores convencionais. Ainda não está claro se essa tecnologia chegará à indústria de smartphones.

Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade