PUBLICIDADE

Versão falsa do Adblock Plus é encontrada na Chrome Web Store

10 out 2017 - 12h54
Compartilhar
Exibir comentários

Uma versão falsa do popular plugin Adblock Plus foi encontrada no catálogo de plugins da Chrome Web Store, a loja oficial de complementos do Google Chrome.

Adblock
Adblock
Foto: Canaltech

A descoberta foi feita pelo usuário @SwiftOnSecurity, que publicou nesta segunda-feira (9) em sua conta no Twitter que 37 mil usuários do navegador da Google foram enganados ao baixarem uma versão fraudulenta do Adblock Plus.

Ao olhar com cuidado a página do complemento falso, é possível notar que tanto a descrição quanto os ícones foram copiados diretamente do Adblock Plus, com o intuito de confundir usuários desatentos que querem instalar o complemento original.

Ninguém sabe ao certo o que a extensão fraudulenta fazia enquanto estava em execução. O mais provável é que ela observasse os hábitos de navegação do usuário e os enviassem a um servidor externo, controlado por cibercriminosos.

A página do Adblock Plus falso foi removida e não está mais disponível. No entanto, não é a primeira vez que a Google deixa escapar alguns plugins potencialmente maliciosos em sua loja.

Em 2015, a gigante das buscas chegou a bloquear todos as extensões da Chrome Web Store que não estavam hospedadas em seus servidores para tentar reduzir a quantidade de reclamações e casos de pessoas que instalaram plugins problemáticos.

Porém, parece que o problema persiste, pois mesmo com a curadoria da companhia, complementos para Chrome de origem duvidosa ainda continuam a passar pela malha fina da Google.

No momento, o melhor a se fazer é observar com muita cautela todos os plugins da Chrome Web Store, verificando dados como o site do desenvolvedor, o número de downloads e as avaliações dos usuários (tanto em quantidade de votos quanto em número de estrelas).

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade