PUBLICIDADE

Mario não é mais um encanador, diz Nintendo

4 set 2017 - 10h40
(atualizado às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma lenda chegou ao fim quando a Nintendo atualizou o perfil de Mario em seu site oficial, afirmando que ele não é mais um encanador. No texto, a companhia admite as origens de um dos protagonistas mais cultuados do mundo dos games, mas afirma que ele deixou esse ramo há bastante tempo.

Confira a tradução:

"Um esportista completo, seja em tênis, baseball, futebol ou corridas de automóveis, ele faz tudo 'de legal'. Na verdade, parece que ele também trabalhou como encanador há muito tempo..."

Super Mario Odyssey
Super Mario Odyssey
Foto: Canaltech

As origens do personagem como um encanador remontam ao primeiro título solo dele, Super Mario Bros., lançado para o NES. Como uma das primeiras fases do título se passava em uma área subterrânea, e muitas das passagens utilizadas pelo protagonista eram canos, seu criador, Shigeru Miyamoto, achou conveniente colocá-lo nesse papel.

Originalmente, entretanto, ele era um carpinteiro. Em sua primeira aparição, ainda como "Jumpman" em Donkey Kong, de 1981, Mario desviava de obstáculos em um local de construção para salvar uma donzela das patas de um gorila malvado. Suas roupas tinham a ver com o local e sua função, mas acabaram se tornando ícones tanto quanto o protagonista em si.

Para Miyamoto, essa mudança também denota que, na verdade, Mario é aquilo que o cenário de seus jogos necessita. Ou seja, dependendo do game, ele pode ser um médico, jogador de futebol, piloto e até lutador, mostrando uma versatilidade incrível tanto em esportes quanto em qualquer outra atividade que esteja disposto a realizar.

Em seu próximo game, Super Mario Odyssey, ele será um indivíduo com poderes sobrenaturais, capaz de se transferir de um corpo para outro. Ou, provavelmente, continuará a ser chamado de encanador, pois foi assim que muita gente o conheceu. Velhos hábitos não morrem facilmente.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade