PUBLICIDADE

Amazon é a empresa de tecnologia mais 'maléfica', diz revista

A revista Slate reuniu opiniões de especialistas e criou um ranking com as empresas de tecnologia que causam mais danos à sociedade; Facebook e Google também estão no topo da lista

17 jan 2020 - 16h19
Compartilhar
Exibir comentários

O encantamento com o mundo da tecnologia dos últimos anos vem sendo colocado em xeque: uma série de escândalos envolvendo problemas como segurança, proteção de dados pessoais e desinformação impulsionaram investigações e novos projetos de leis para regular o setor. Pensando nisso, a revista americana Slate fez uma lista das empresas de tecnologia consideradas mais maléficas, que estão causando maiores danos à sociedade - no topo do ranking está a Amazon, seguida de Facebook e Alphabet, a dona do Google.

Para organizar o ranking, a revista reuniu a opinião de diversos jornalistas, advogados e especialistas em tecnologia. A Slate diz que pediu para os profissionais listarem quais companhias do setor mais os preocupam.

Na primeira posição do ranking, a Amazon foi apontada como uma empresa que contribuiu para o fim de lojas locais, e também para problemas no mercado da música e do jornalismo. Além disso, foi citada a precária condição de trabalho a que são submetidos os trabalhadores dos armazéns da companhia. Especialistas também apontaram para o fato de a empresa não monitorar adequadamente os conteúdos de sua plataforma, permitindo uma série de falsificações que podem apresentar riscos às pessoas.

O Facebook, que aparece no segundo lugar da lista, é citado como uma empresa que "tem mais poder que qualquer governo". Além disso, os especialistas criticaram a figura do presidente executivo da companhia, Mark Zuckerberg, dizendo que é perigosa sua sede por receita. Fechando o pódio está a Alphabet, dona do Google - a lista da revista menciona principalmente o domínio da empresa na área de anúncios digitais.

Confira a seguir o ranking completo elaborado pela Slate:

1- Amazon

2 - Facebook

3 - Alphabet (Google)

4 - Palantir Technologies

5 - Uber

6 - Apple

7 - Microsoft

8 - Twitter

9 - ByteDance

10 - Exxon Mobil

11 - Huawei

12 - LiveRamp (formerly Acxiom)

13 - Tencent

14 - Tesla

15 - Disney

16 - Verizon

17 - SpaceX

18 - 23andMe

19 - Oracle

20 - 8kun (formerly 8chan)

21 - Cloudflare

22 - IBM

23 - Anduril Industries

24 - Airbnb

25 - Megvii

26 - Vigilant Solutions

27 - The Grid

28 - Baidu

29 - Cellebrite

30 - mSpy

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade