PUBLICIDADE

5 dicas para se preparar para processos seletivos virtuais

Cecília Barçante dá dicas sobre como os candidatos devem se programar para processos seletivos virtuais.

11 dez 2021 08h00
ver comentários
Publicidade
Os processos seletivos tendem a ser mais centrados em entrevistas online
Os processos seletivos tendem a ser mais centrados em entrevistas online
Foto: Ben Collins / Unsplash

Com a chegada da pandemia, o trabalho remoto se tornou essencial para que diversos setores continuassem funcionando. Neste mesmo sentido, os processos seletivos também precisaram se adaptar à nova realidade, fazendo com que recrutadores e candidatos se encontrassem virtualmente.

Se por um lado as entrevistas online parecem desafiadoras, por outro elas têm se mostrado como um formato confiável para que as pessoas conheçam as empresas.

Além de otimizar o tempo de ambos os interessados, esse modelo facilita a exposição e apresentação do material interno da empresa, e permite ainda que candidatos de outras regiões possam concorrer às vagas, especialmente se a contratação for para trabalho em home office. 

5 dicas para se preparar para processos seletivos virtuais:

Para auxiliar os candidatos nesse processo, a gerente de empregabilidade da PreparaTODOS e responsável pela PreparaVAGAS, plataforma para consultas de vagas para jovens e adultos das classes C e D, Cecília Barçante, separou algumas dicas que devem ser levadas em consideração durante uma entrevista de emprego virtual.

1. Faça testes prévios

“Em geral, as entrevistas online são realizadas por diferentes plataformas que oferecem ambientes para reuniões pela internet. Conheça o meio virtual utilizado pela empresa, teste a luminosidade, verifique equipamentos de áudio e vídeo, além, claro, da conexão com a internet”, afirma Cecília Barçante.

2. Prepara-se como se a entrevista fosse presencial  

Para a executiva, o cuidado com a apresentação e com os horários é algo importante durante a avaliação do candidato. “Ainda que a entrevista seja online, prepare-se como se ela fosse presencial: se arrume, mantenha a calma e não se atrase”, afirma.

3. Escolha um local adequado

“Reserve um ambiente tranquilo, que não seja de passagem de outras pessoas da casa e que tenha poucos ruídos. Pode ser um quarto ou até mesmo a sala. O ideal é optar por ambientes com boa iluminação”, explica a gerente de empregabilidade da PreparaTODOS.

4. Pesquise sobre a empresa

Segundo Cecília, pesquisar sobre a empresa fará total diferença, uma vez que isso irá ajudá-lo a conhecer melhor a cultura organizacional da instituição, assim como as particularidades do segmento ao qual ela está inserida.

5. Comunique-se de forma clara

“A comunicação clara é um diferencial em qualquer processo seletivo, especialmente em entrevistas online. Isso não quer dizer que você precise ter um vocabulário rebuscado e complexo, mas que precisa  organizar as suas ideias de forma assertiva. É comum sentir nervosismo e ansiedade, principalmente quando se trata de uma oportunidade de recolocação profissional. Porém, é fundamental que o candidato treine a sua fala e consiga controlar as suas emoções”, finaliza Cecília Barçante.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade